
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
.jpeg)
A conclusão do Curso de Cacau Tecnificado para 15 produtores rurais aconteceu nesta sexta-feira (6). Os agricultores receberam aulas práticas sobre as técnicas de clonagem e na produção de mudas do cacau tecnificado. A capacitação foi promovida pela Prefeitura de Ariquemes, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC) e Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato dos Produtores Rurais.
O Coordenador do curso, Joalisson Gonçalves, explicou sobre os ensinamentos repassados aos produtores durante o dia de campo, realizado em uma propriedade, na última quinta-feira (5).
“Mostramos o processo de se fazer o cacau clonal. Coletamos algumas hastes e a mudas já estavam sendo produzidas a algum tempo, quando chegam na faixa etária de três a quatro meses, elas já estão aptas para serem clonadas. O ideal é que o processo da clonagem seja feito no período da manhã, por conta do clima mais fresco e o material selecionado tem que ser pego no menor tempo possível, para que as hastes não percam a viabilidade do procedimento.” Detalhou.
686.jpeg)
O curso teve a duração de 32 horas de aulas práticas e teóricas, sendo que o objetivo foi o de capacitar os agricultores na produção do cacau e fomentar o negócio na região.
De acordo com a Secretária da SEMAIC, Gilva Fernandes, salientou que a produção do cacau tecnificado traz mais rentabilidade ao agricultor, por ele produzir em um período de tempo maior durante o ano. “A secretaria em parceria com o SENAR tem ampliando os trabalhos da produção da lavoura cacaueira, incentivando a substituição do cacau seminal pelo cacau tecnificado, por ser um cultivo mais rentável.”, Comentou.
Segundo o Presidente do Sindicato Rural, Dilermando Teodoro, o curso fecha o ciclo de capacitações desenvolvidas pela parceria entre a Prefeitura, SENAR e Sindicato Rural e os resultados foram os melhores possíveis, com a capacitação de aproximadamente 1.600 produtores rurais.
“Ariquemes já foi um grande produtor de cacau e nós estamos acreditando e apostando o cultivo novamente em pequenas lavouras, pois irá atender o pequeno produtor e a economia familiar. O cacau tecnificado produz praticamente o ano inteiro, então ele traz renda ao pequeno produtor e trazendo renda, aumenta a qualidade de vida e gera riqueza para o município. Essa é a maneira que encontramos para potencializar o produtor rural e os seus produtos na região.” Citou.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Fonte: Ariquemes.ro.gov.br
21/01/2026 : Nota de pesar pelo falecimento de Juvenal José, pioneiro de Ariquemes
20/01/2026 : UNIR Ariquemes abre processo seletivo para quatro cursos em 2026 Inscrições encerram no dia 21/01 – Vídeo
20/01/2026 : UNIR Ariquemes abre processo seletivo para quatro cursos em 2026 Inscrições encerram no dia 21/01 – Vídeo
20/01/2026 : Prazo para a imunização contra HPV é prorrogado até junho 2026 – Vídeo
20/01/2026 : Confúcio Moura entrega ponte no Rio Escondido e reforça compromisso com quem produz no interior de Rondônia
20/01/2026 : Idoso perde controle do veículo ao passar mal e atinge motociclista na Av.Capitão Sílvio Ariquemes – Vídeo
20/01/2026 : Polícia Civil localiza objetos furtados e receptador é conduzido a UNISP de Ariquemes – Vídeo
20/01/2026 : Corpo de Bombeiros socorre trabalhador ferido após explosão de tonel em Ariquemes – Vídeo
20/01/2026 : Motociclista é socorrida pelo SAMU após rampar quebra mola na Av. Jaru no BNH em Ariquemes – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus