25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
ÁGUAS DE ARIQUEMES

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Data: 05/12/2019 Compartilhe esta notícia

SEMA e SEMSAU de Ariquemes realizam mutirão para orientar sobre a Coleta Seletiva e limpeza dos quintais.

Mutirão mobilizou cerca de 110 servidores para realizarem visitas nos setores 4, 5, 6 e BNH.


A Prefeitura de Ariquemes, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMA) e Saúde (SEMSAU), realizaram nesta quarta-feira (4), um mutirão de visitas às residências e imóveis dos Setores 4, 5, 6 e BNH para orientar a população sobre os procedimentos da coleta seletiva e também na limpeza do quintal para a prevenção de endemias. Equipe da SEMA, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e Coordenadores da SEMSAU participaram da ação para instruir os moradores.
Durante as visitas, os instrutores distribuíram um folder com a orientação e o dia da coleta seletiva e um sacolão plástico de lixo na cor verde em cada residência, para que seja colocado o lixo seco (inorgânico reciclável), mesmo nos imóveis que não haviam ninguém no momento da vista. O caminhão da coleta seletiva passará pelos bairros uma vez por semana recolhendo o saco plástico com os materiais recicláveis cheio e deixando um vazio.


De acordo com o engenheiro ambiental da SEMA, Glauco Rodrigo Kozerski, o mutirão ocorreu para orientar a correta separação do lixo na hora do descarte para a Coleta Seletiva, bem como manter o quintal limpo para evitar as pragas urbanas e que podem resultar em endemias como a dengue.


Segundo o coordenador de endemias da FUNASA, Clarismundo Lopes, foram mobilizados em torno de 110 pessoas para o mutirão, no qual foram visitados aproximadamente 8.000 (oito mil imóveis) em quatro setores simultaneamente.
A campanha da coleta seletiva em Ariquemes, trabalha na separação do lixo seco do lixo molhado, sendo o lixo seco (metais - como aço e alumínio - papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos, vidro, entre outros) e molhado, formado por materiais orgânicos (cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida), que se misturado acaba inviabilizando a reciclagem.
O Secretário da SEMA, Vilmar Ferreira destaca que a realização do trabalho tem grande importância, visando o cumprimento das metas do plano municipal de saneamento básico e a diminuição da quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário. Além de fomentar a reciclagem como renda e educar a população para o correto manejo de lixo nas residências, evitando pragas, doenças e melhorando a qualidade de vida da comunidade.

Conforme a SEMA, a coleta seletiva nos setores 05 e BNH ocorre em todas as quartas-feiras. Já nos setores 04 e 06 ocorre em todas as quintas-feiras.

 

Fonte: Ariquemes.ro.gov.br

Data: 05/12/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
Novalar
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
Adubar no Site
moto mil
sobreira
Café Bem Cedo 2

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus