Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), através da Gerência de Vigilância Sanitária, informa que está disponível de forma gratuita, o serviço de assistência técnica em boas práticas na manipulação de alimentos. O serviço é destinado aos Microempreendedores Individuais, que atuam com a manipulação de alimentos ambulantes, do tipo Food Trucks.
O projeto de qualificação acontece em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde os participantes recebem palestras de qualificação de Boas Práticas de Manipulação, visitas de orientação, documentos de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e Manual de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos.
Os participantes são assistidos e acompanhados por professores e acadêmicos de Engenharia de Alimentos. O projeto iniciou no final de 2017, e desde então, foram atendidas nove empresas, com todos os seus colaboradores e familiares envolvidos.
Segundo o Gerente da Vigilância Sanitária, Rodrigo Perez Pedroti, a capacitação tem o objetivo de qualificar os prestadores de serviços na manipulação de alimentos, para que forneçam produtos sem riscos à saúde.
“Essa parceria com a UNIR leva a assistência técnica com os universitários, que mostram diversas alternativas, podendo até minimizar nos gastos do empresário para poder produzir um produto com qualidade.” Comentou.
Ainda conforme Pedroti, a assistência técnica salienta os manipuladores de alimentos perante os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Vigilância Sanitária Municipal.
“A equipe também disponibiliza a essas empresas, a elaboração de documentos como o Procedimento Operacional Padrão (POP) e os manuais de boas práticas de manipulação, que descrevem como devem ser seguidos os procedimentos corretos, conforme previstos nas leis federais e municipais, que regulamentam a fabricação e manipulação de alimentos em condições de higiene sanitária adequadas.” Frisou.
 (1)(1).jpeg)
COMO PARTICIPAR?
Para participar da capacitação gratuita, os empresários interessados devem preencher o requerimento de assistência técnica, que está disponível no site da Prefeitura, no campo de anexos, na página da Gerência de Vigilância Sanitária. O requerimento também pode ser retirado no setor de protocolo da Gerência de Vigilância Sanitária.
Após ser preenchido, o requerimento pode ser encaminhado através do e-mail visaariquemes@gmail.com ou ser protocolado pessoalmente na Vigilância Sanitária, que está localizada junto ao Centro de Controle de Zoonoses, na Avenida Perimetral Leste, 2449, Setor Apoio Social.
O projeto de assistência técnica não possui data de encerramento, conforme a empresas se inscrevem, são atendidas duas por vez, enquanto as outras aguardam em uma fila de espera. A capacitação tem duração em média de três a quatro meses.
Fonte: Ariquemes.ro.gov.br
20/12/2025 : Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603 em Jaru
20/12/2025 : Denarc apreende 25 kg de drogas e fecha laboratório na zona leste de Porto Velho
19/12/2025 : Foragido há cinco anos, criminoso do tráfico é preso em operação Brasil e Bolívia
18/12/2025 : Deputado Delegado Lucas destina R$ 126 mil para aquisição de armamento e reforço à Polícia Civil
18/12/2025 : OPERAÇÃO DRACO – Operação contra o tráfico de drogas em Espigão D'Oeste– Vídeo
18/12/2025 : Guarnição comandada pelo SGT Machado prende traficantes e fecha boca de fumo em Porto Velho – Vídeo
18/12/2025 : PRF em Rondônia prende foragido da justiça com veículo roubado e sob efeito de drogas em Porto Velho
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus