
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
.jpg)
.jpg)
Entre os 30 melhores cafés da espécie canéfora (robusta e conilon) que estão concorrendo à premiação nacional no Coffee of the Year em 2019, estão nove de Rondônia. E entre estes temos duas mulheres, um indígena, jovens e famílias que se dedicam com muito amor à cafeicultura de Rondônia.
O apoio institucional do Governo de Rondônia junto aos produtores de café, através das ações da Secretaria da Agricultura e Emater, produz frutos de sucesso e reconhecimento. O resultado é a premiação internacional do Café e temos nove rondonienses entre os 30 premiados.
O Estado de Rondônia é o quinto maior produtor de café do país e está entre os três maiores estados produtores da espécie canéfora (Robusta e Conilon). É importante sabermos do grande potencial de Rondônia no processo de produção de Robustas especiais ou finos. Robusta e Conilon possuem fatores de plantas, frutos e propriedades organolépticas – cor, sabor e aroma que os diferenciam, mesmo que sejam aparentemente semelhantes.
Todos esses esforços demonstram que a cafeicultura de Rondônia chega a um patamar de respeitabilidade pelos fatores plural, inclusiva, diversificada, genuína e com qualidade reconhecida nacionalmente.
Robustas Amazônicos reúne as qualidades essenciais para a ‘terceira onda do café’, pelos seus aromas e sabores que até então não era dada a atenção merecida e pouco explorado. O pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves afirmou que ‘a terceira onda do café’ é uma expressão popular que identifica um momento de maior intimidade e conexão de toda a cadeia produtiva do café. É a rastreabilidade de todo o processo produtivo, do campo à xícara. Um ambiente em que todos estão conectados pelo café.
A premiação do Coffee of the Year será no dia 22 de novembro, durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Fonte
Texto: Victoria Angelo Bacon
Fotos: Embrapa Rondônia
Secom - Governo de Rondônia
24/10/2025 : Duplo homicídio em Ji–Paraná: homem mata ex–esposa e companheiro dela e foge com o filho do casal – Vídeo
24/10/2025 : Governador Marcos Rocha entrega Parque dos Buritis e reforça desenvolvimento e turismo em Rondônia
24/10/2025 : Polícia Militar apreende entorpecentes em porto clandestino na fronteira
24/10/2025 : Operação da Polícia Civil mira facção que sequestrava, torturava e executava vítimas após “julgamentos” virtuais
24/10/2025 : PF combate falsificação de diplomas na Universidade Federal de Rondônia
24/10/2025 : Polícia Civil deflagra Operação “INCINERANDO” contra organização criminosa em Rondônia; Vídeo
24/10/2025 : PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Guajará–Mirim/RO
23/10/2025 : Motociclista fica ferido em batida entre carro e moto no cruzamento da T–8 com Maringá em Ji–Paraná – Vídeo
23/10/2025 : Bombeiros Militares socorre motociclista após colisão com caminhão no centro de Cacoal – Vídeo
23/10/2025 : AÇÃO CONJUNTA – PRF e PM apreende quase 69kg de drogas em Pimenta Bueno – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus