25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 13/11/2019 Compartilhe esta notícia

Prefeitura, SENAR e Sindicato Rural acompanham visita técnica sobre cacau clonal em Ariquemes

Na ocasião mais de 200 mudas árvores de cacau foram clonadas, com o intuito de melhorar a produção e possuir plantas mais resistentes a doenças.

A parceria entre a Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu mais uma Assistência Técnica Gerencial (ATEG), voltada para o cacau clonal, em uma propriedade rural na Linha C-70, para cerca de doze produtores rurais. A visita aconteceu na última semana e também foi acompanhada pelo Presidente do Sindicato Rural, Dilermando Teodoro e CEPLAC.

O Diretor Executivo da SEMAIC, Antônio Marcos, explica que a expansão do cacau clonal trará mais benefícios aos produtores, por conta de a qualidade do cacau ser mais vantajosa, já que permite a primeira colheita em dois anos e por ser mais resistente a doenças.

“A clonagem do cacau bruto basal foi feita em lavouras velhas, onde colocamos o material genético e a partir disso, tornar as áreas clonais e resistentes à vassoura de bruxa. Na ocasião, clonamos mais de 200 pés bruto basal”, citou.

Durante o evento, o engenheiro agrônomo e técnico do SENAR, Joalisson Gonçalves, palestrou sobre diversas técnicas para os produtores rurais obterem melhorias na capacidade produtiva do cacau clonal.

Ariquemes.ro.gov.br

Data: 13/11/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
sobreira
Café Bem Cedo 2
Novalar
Tigrão Veículos
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus