25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 11/11/2019 Compartilhe esta notícia

Ariquemes subiu do 23º para o 14º lugar do estado no índice FIRJAN de Gestão Fiscal, em dois anos

Na classificação nacional, de 2016 a 2018, o município avançou 551 posições no ranking que mede o desenvolvimento dos municípios.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) é um estudo que analisa anualmente a administração das contas dos cinco mil, trezentos e trinta e sete municípios brasileiros através de quatro indicadores: autonomia, que investiga a relação entre receitas vindas da atividade econômica do município e os custos para financiar sua existência; gastos com pessoal, que afere o custo dos pagamentos com servidores em relação ao total da receita Corrente Liquida; liquidez, que faz a comparação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte; e, finalmente, investimentos, parcela da receita total destinada a aplicações que geram bem-estar à população e melhoram o ambiente de negócios. No quadro geral, de acordo com os últimos dados publicados, referentes ao período de 2016 a 2018, Ariquemes subiu do 23º para o 14º lugar do estado de Rondônia e avançou 551 posições na classificação nacional. Para o Secretário Municipal de Governo, Ricardo Rodrigues, o resultado é reflexo das medidas de austeridade adotadas na gestão e que possibilitaram o reinvestimento em áreas estratégicas, consideradas de maior necessidade. “Foram adotadas medidas de austeridade, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Cortamos gastos com telefones funcionais e publicidade, por exemplo, que geraram milhões em economia que foram reinvestidos em áreas de necessidade primária. Com isso, acreditamos que Ariquemes está no caminho de ter uma gestão fiscal cada vez mais sólida, com melhora contínua e que o município dará saltos cada vez maiores.” Afirmou.

CRESCIMENTO APESAR DA DÍVIDA

O avanço nos indicadores acontece apesar dos mais de 36 milhões de reais em dívidas judicializadas (precatórios), referentes a débitos com fornecedores, dívidas trabalhistas, faturas de água e energia, entre outros, originados desde a década de 1990 e que a Prefeitura de Ariquemes vem pagando parceladamente, num valor mensal aproximado de 800 mil reais. Segundo a Emenda Constitucional nº 99, de dezembro de 2017, o saldo devedor deverá ser quitado até 2024.

 

Ariquemes.ro.gov.br

Data: 11/11/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
moto mil
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2
Novalar
Adubar no Site
Tigrão Veículos

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus