Início » Notícias » Brasil » Exibindo Notícia
O juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba, determinou, nesta sexta-feira (8), a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista, que estava preso após condenação em segunda instância no âmbito da Lava Jato, se beneficiou da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que réus só podem ser encarcerados após o esgotamento de todos os recursos em votação nesta quinta-feira (7).
O magistrado responsável pela decisão está cobrindo as férias da juíza Carolina Lebbos, que é responsável pela execução penal de Lula. "Observa-se que a presente execução iniciou-se exclusivamente em virtude da confirmação da sentença condenatória em segundo grau, não existindo qualquer outro fundamento fático para o início do cumprimento das penas", argumentou o juiz.
Os advogados do ex-presidente entraram com o pedido de soltura no início da manhã desta sexta-feira com base no novo entendimento do Supremo.
"Em razão de condenação não transitada em julgado e (ii) seu encarceramento não está fundamentado em nenhuma das hipóteses previstas no art. 312 do Código de Processo Penal, torna-se imperioso dar-se imediato cumprimento à decisão emanada da Suprema Corte", diz a petição.
A defesa do petista disse ainda que vai reiterar o pedido para que o Supremo analise um habeas corpus que busca a nulidade do processo do tríplex em Guarujá (SP), pelo qual Lula está preso, "em virtude da suspeição do ex-juiz Sergio Moro e dos procuradores da Lava Jato, dentre inúmeras outras ilegalidades".
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o ex-presidente irá para São Bernardo do Campo (SP) ainda nesta sexta-feira. "Depois de visitar a Vigília, ele irá para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC", escreveu a deputada federal. No entanto, ainda não se sabe se o petista poderá deixar a carceragem por motivos de segurança. "Determino, em face das situações já verificadas no curso do processo, que as autoridades públicas e os advogados do réu ajustem os protocolos de segurança para o adequado cumprimento da ordem, evitando-se situações de tumulto e risco à segurança pública", reiteirou Danilo Pereira Júnior em sua decisão.
Foto: Reuters
26/06/2025 : Racismo ambiental: a urgência que tem cor, gênero e endereço
25/06/2025 : Coronel Chrisóstomo é relator de projeto que pode derrubar aumento do IOF
24/06/2025 : Brasileira é encontrada sem vida na Indonésia após queda em encosta de vulcão
24/06/2025 : OPERAÇÃO FALSO 9: POLÍCIA CIVIL DESARTICULA FRAUDE MILIONÁRIA ENVOLVENDO O NOME DO JOGADOR DE FUTEBOL FAMOSO
23/06/2025 : PRF registra 03 óbitos na Operação Corpus Christi 2025 em Rondônia
23/06/2025 : Atividades de CACs passam a ser fiscalizadas a partir do dia 1º de julho pela Polícia Federal
17/06/2025 : Cuidadora é presa por tentar matar filho de idosa para ficar com herança
30/05/2025 : Filhas encontram carta escrita antes da morte de Silvio Santos; leia
27/05/2025 : ENEM 2025 – Inscrições começam nesta segunda feira 27/05 e vão até 06/06 – Vídeo
27/05/2025 : Deputado Coronel Chrisóstomo lamenta falecimento de Reditário Cassol
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus