25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 17/10/2019 Compartilhe esta notícia

SEMED de Ariquemes apresenta Projeto de Educação no Campo a ser implantado Escola Mafalda Rodrigues

Ação destinada aos alunos do 6° ao 9° do Ensino Fundamental tem o objetivo de desenvolver atividades para o fortalecimento da vida no campo.

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na tarde de quarta-feira (16), na Escola Municipal Mafalda Rodrigues, a apresentação do Projeto Piloto – Educação do Campo (EDUCARI), o qual será implantado na instituição. Através da pedagogia de alternância, o projeto é destinado aos alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental para fortalecer a vida no campo.

Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Thiago Flores; a Secretária da SEMED, Cleuzeni Maria de Jesus; o Vereador Joel Martins (DEM), representando a Câmara Municipal; a Diretora Pedagógica da SEMED, Neidair Mazini; a Secretária da Escola Mafalda Rodrigues, Marilza Andrade; os vereadores Vanilton Cruz (SD) e Eronildo Pereira (PRB); além do representante da comunidade local, Josué Pessoa de Souza.

Segundo a SEMED, a escola do campo precisa de um ambiente centrado na cultura camponesa local, enraizada na memória popular e cuja vida e sua dimensão assumem lugar central, uma escola, que aprende com a vida. Desta forma, entende-se como educação no campo uma proposta de educação concebida pelos povos que residem na localidade, atendendo os anseios, valorizando a cultura, saberes, valores, gestos e símbolos.

A proposta oferecida pelo Projeto Piloto – Educari é continuar garantindo o currículo básico obrigatório e levar aos alunos a transformação, que assimilem a realidade, transformando, recriando e levando o mesmo a ser o protagonista de sua própria história.

Por meio da ação, alunos, equipe técnica pedagógica e comunidade escolar passarão a produzir novos conhecimentos nos diferentes aspectos e dimensões da vida social, visando a formação de cidadãos preparados para o mundo do trabalho e que contribuam na construção de uma sociedade mais humana, solidária e fraterna.

De acordo com a Secretária da SEMED, Cleuzeni Maria de Jesus, o objetivo do projeto com formação integral de adolescentes e jovens no campo se baseia no desenvolvimento equilibrado de cada um dos estudantes.

“O objetivo do projeto é fortalecer as ações no campo, porque a gente vê hoje muitas famílias deixando o campo e indo morar na cidade. Então, o objetivo principal, é mostrar a importância de permanecer no campo e mostrar que aqui também pode haver a aprendizagem dentro da realidade”

ATUAÇÃO DO PROJETO EDUCARI

Segundo Cleuzeni Maria de Jesus, os alunos do 6° ao 9° da Escola Mafalda Rodrigues passarão a ter currículo de horas aulas voltadas especificamente para a educação no campo.

“Serão trabalhadas diversas atividades teóricas e práticas. Haverá dias durante a semana, que os alunos ficarão o dia inteiro na escola desenvolvendo as atividades. Eles também levarão algumas atividades para casa, onde irão desenvolver junto com a comunidade e família.” Comentou.

Ariquemes.ro.gov.br

Data: 17/10/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar no Site
Café Bem Cedo 2
Tigrão Veículos
moto mil
Novalar
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
sobreira

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus