25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 09/10/2019 Compartilhe esta notícia

Prefeitura de Ariquemes e Concessionária realizam concurso para estimular uso consciente das reservas de água.

Desenvolvido pela SEMED, em parceria com 'Águas de Ariquemes', o projeto ‘Sanear é Viver’ atende  quase 900 alunos matriculados em 12 das 26 escolas da rede Municipal de Educação.

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a concessionária ‘Águas de Ariquemes’, desenvolve, desde 2017, o ‘Programa Saúde na Escola’ (PSE), no qual também está inserido o "Sanear é Viver", que trabalha orientações de consumo consciente das reservas de água potável, bem como sua reutilização para reduzir os impactos ambientais.  Os trabalhos envolvem 895 alunos do ensino fundamental, de 12 das 26 escolas da rede municipal de educação  e 45 docentes participantes.

CONCURSO E CONSCIENTIZAÇÃO

Para estimular as atividades de conscientização, a organização desenvolveu um concurso entre os professores facilitadores dos temas. Os docentes precisavam produzir um plano de aula com as temáticas propostas que posteriormente seriam ministradas aos alunos. Para isso, ainda na primeira etapa, todos passaram por uma capacitação em que foram abordadas temáticas voltadas à importância do saneamento (tratamento de água e esgoto) como meio de preservação ambiental, promoção da qualidade de vida e saúde da população. Os seis selecionados para a final, que ocorre na primeira semana de dezembro, foram: Escola Municipal Dr. Dirceu de Almeida, elaborado pela professora Claudineia Gomes Cardoso, com alunos do 4º ano A, sob o tema “Uso Racional e Destinação Correta da Água”; na sequência, ficou a Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho, desenvolvido pela professora Jaqueline de Oliveira Ayres, para alunos do 2º ano, onde propôs trabalhar o tema “Conceituação de Saneamento”; A Escola Municipal Vinícius de Moraes, com o plano proposto pela  professora  Lucineia Vidal de Moura, para alunos do  6º ano, com o tema “Perigo dos Poços”; A Escola Municipal Magdalena Tagliaferro, no plano criado pela professora  Márcia Helena de Souza, para alunos do 2º Ano, também com tema “Perigo dos Poços”;  Ainda foram classificadas as propostas da Escola municipal Pingo de Gente, idealizada pela professora Rosimeire Gonçalves Pinheiro, para alunos do  1º ano , com tema “Água é Vida, a escolha é sua” e a Escola Levi Alves de Freitas com a proposta da professora  Elisangela G. R. Silva, destinada a alunos do 3º ano, que trouxe o título “A água: cuidar para não faltar”;

As coordenadoras do PSE, da SEMED, Roselma Lobato e Camila Streiling, explicam que a aplicação dos temas propostos pelos seis finalistas será acompanhada pela comissão avaliadora para, então, definir os vencedores da competição.  “Num primeiro momento, nós avaliamos esses seis planos de forma teórica, agora vamos avaliar de forma prática para definir os vencedores.” Afirmou Roselma Lobato.

O primeiro colocado receberá um Notebook, o 2º lugar, 01 um celular smartphone tipo 1, e o terceiro 3º lugar, um celular smartphone tipo 2.

O QUE É O PROGRAMA ‘SAÚDE NA ESCOLA’?

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometam o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Ariquemes.ro.gov.br

Data: 09/10/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar no Site
Café Bem Cedo 2
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
sobreira
LORYAL
moto mil
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus