
Início » Notícias » Brasil » Exibindo Notícia

“O pessoal não gosta de ler, gosta mesmo é de redes sociais."Zap" para aqui, "zap" para ali, tecnologia, que não posso desmerecer, porque é o momento atual. Mas pegar um livro de 400 páginas para ler com atenção, para ter prazer com a leitura é uma minoria”, analisou o senador Confúcio Moura (MDB/RO), ao iniciar o seu pronunciamento nesta sexta-feira (27), no Plenário do Senado Federal.
Como sugestão à solução do problema, o parlamentar citou as rodas de leitura, assim como a que participou ontem, na Biblioteca do Senado. “A professora de língua portuguesa, ou um convidado, destaca um trecho de um livro, um poema, ou um menino ler e outro comenta. Precisamos criar esse gosto pela leitura”, destacou.
Outro caminho apontado pelo senador é a escola em regime integral, com prática de leitura e redação, atividades físicas, ensino técnico e orientação educacional. O modelo foi implantado no Brasil na década de 30, por Anísio Teixeira. Contudo, a cada mudança de governo, o programa é alterado. “Quando um entra, fala que você fez tudo errado, desfaz e não respeita o dinheiro público, não respeita nada, não respeita as boas iniciativas”, desabafou.
A título de exemplificação, Confúcio citou o estado do Ceará, cujo os governantes deram continuidade nos projetos dos antecessores. “Iniciou com Tasso Jereissati, que foi três vezes governador. Ciro e Cid, que foi prefeito de Sobral, vieram na sequência. Hoje, Ivo está à frente do município. Cada um continuou o serviço do outro. Como resultado, Sobral é a melhor cidade em desempenho escolar do Brasil”.
“O governo passado criou várias escolas integrais no país, instituições maravilhosas. Gostaria muito que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente Bolsonaro não destruíssem as escolas integrais, inclusive, as ampliassem. São um pouco mais caras, mas o ganho é incontestável”, finalizou o pronunciamento.
01/02/2026 : Médico agride PM, o chama de corno e é baleado – Vídeo
28/01/2026 : Corretora é encontrada morta em matagal após 43 dias de desaparecimento
27/01/2026 : O que se sabe sobre caso de morte de cão Orelha em praia de SC
27/01/2026 : Petrobras anuncia redução no preço da gasolina em 5,2% para distribuidoras
26/01/2026 : Raio atinge manifestantes durante ato político na Praça do Cruzeiro em Brasília
22/01/2026 : "O Agente Secreto" recebe 4 indicações ao Oscar
21/01/2026 : Saiba de onde veio a caneta emagrecedora ilegal que deixou mulher em estado grave
16/01/2026 : Bebê de 1 ano cai da cama e fica com carregador preso à testa em Divinópolis (MG)
10/01/2026 : Confira calendário de pagamentos do INSS para 2026
10/01/2026 : "Guloso do CV" fica com socador de carne no ânus e busca UPA em VG
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus