25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 20/09/2019 Compartilhe esta notícia

SEMSAU promove palestra de prevenção ao suicídio para estudantes de Ariquemes

Ocorrido nesta quinta (19), na Escola Anísio Teixeira, ação teve o objetivo de levar os cuidados necessários ao público de faixa etária com alto índice de tentativas de suicídio.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), através da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 2, promoveu nesta quinta-feira (19), uma palestra para cerca de 90 alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental, na Escola Anísio Teixeira, com o tema alusivo ao “Setembro Amarelo”. Ministrada pela Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Cristina Roman, a ação trabalhou sobre os cuidados de prevenção ao suicídio para os adolescentes.

Segundo o diretor da UBS do Setor 2, Evanildo Santos, a palestra na escola tem como objetivo o de discutir sobre a problemática do suicídio com o público no qual existe um alto índice de tentativas contra a própria vida.

“Levar essas palestras às escolas é justamente o de espalhar a prevenção, de evitar que isso aconteça e chegue a um extremo. Essas ações fazem com que eles conversem e incentivam a buscar ajuda, seja para eles próprios ou para algum colega que esteja passando por uma situação de risco”, citou.

Para a orientadora escolar, Flávia Kariny, a palestra foi de extrema importância aos alunos, tendo em vista o momento que os adolescentes estão vivendo atualmente com uma carga emocional bastante grande.

“Hoje em dia os jovens têm conhecimento de muitas dores e não sabem lidar com isso. As estruturas familiares e sociais mudaram muito e os jovens não encontram saída para lidar com tudo. E a vinda do assunto para dentro da escola é muito importante, pois faz com que eles falem, ou até mesmo, que a gente detecte algum aluno que não havíamos percebido que estão sofrendo com essa problemática”, destacou.

 

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS

Aprendizado de grande valia para os alunos, que após a palestra puderam compreender um pouco mais sobre os problemas causados pela depressão, que quando agravados, podem levar ao suicídio.

“Eu entendi bastante que a gente deve ajudar o próximo. Levarei o aprendizado de que posso ajudar as pessoas, que posso aconselhá-las, mesmo que elas não queiram conversar, mas que poderei levar ela aos familiares”, disse a aluna Ivaneide Neto, de 18 anos, que cursa o 9° Ano do Fundamental.

A estudante Emyle Cruz, achou importante levar a palestra até a escola, para que assim, algum eventual colega que sinta algum sintoma da depressão, possa buscar uma ajuda.

 “Acho bom ter essas palestras, para que as pessoas possam perceber que estejam com algum sintoma de depressão ou angústia. Assim, quando chegarem em casa, talvez, ela chegue e conte para os pais o que está acontecendo, ou se mesmo que não faça isso, a palestra vai deixar aquela sementinha no pensamento, que talvez essa angústia ou depressão pode estar acontecendo com ela”, concluiu.

ariquemes.ro.gov.br

Data: 20/09/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site
Tigrão Veículos
Novalar
moto mil
Café Bem Cedo 2
LORYAL
sobreira

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus