
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), através da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 2, promoveu nesta quinta-feira (19), uma palestra para cerca de 90 alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental, na Escola Anísio Teixeira, com o tema alusivo ao “Setembro Amarelo”. Ministrada pela Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Cristina Roman, a ação trabalhou sobre os cuidados de prevenção ao suicídio para os adolescentes.

Segundo o diretor da UBS do Setor 2, Evanildo Santos, a palestra na escola tem como objetivo o de discutir sobre a problemática do suicídio com o público no qual existe um alto índice de tentativas contra a própria vida.
“Levar essas palestras às escolas é justamente o de espalhar a prevenção, de evitar que isso aconteça e chegue a um extremo. Essas ações fazem com que eles conversem e incentivam a buscar ajuda, seja para eles próprios ou para algum colega que esteja passando por uma situação de risco”, citou.
Para a orientadora escolar, Flávia Kariny, a palestra foi de extrema importância aos alunos, tendo em vista o momento que os adolescentes estão vivendo atualmente com uma carga emocional bastante grande.
“Hoje em dia os jovens têm conhecimento de muitas dores e não sabem lidar com isso. As estruturas familiares e sociais mudaram muito e os jovens não encontram saída para lidar com tudo. E a vinda do assunto para dentro da escola é muito importante, pois faz com que eles falem, ou até mesmo, que a gente detecte algum aluno que não havíamos percebido que estão sofrendo com essa problemática”, destacou.
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
Aprendizado de grande valia para os alunos, que após a palestra puderam compreender um pouco mais sobre os problemas causados pela depressão, que quando agravados, podem levar ao suicídio.
“Eu entendi bastante que a gente deve ajudar o próximo. Levarei o aprendizado de que posso ajudar as pessoas, que posso aconselhá-las, mesmo que elas não queiram conversar, mas que poderei levar ela aos familiares”, disse a aluna Ivaneide Neto, de 18 anos, que cursa o 9° Ano do Fundamental.
A estudante Emyle Cruz, achou importante levar a palestra até a escola, para que assim, algum eventual colega que sinta algum sintoma da depressão, possa buscar uma ajuda.
“Acho bom ter essas palestras, para que as pessoas possam perceber que estejam com algum sintoma de depressão ou angústia. Assim, quando chegarem em casa, talvez, ela chegue e conte para os pais o que está acontecendo, ou se mesmo que não faça isso, a palestra vai deixar aquela sementinha no pensamento, que talvez essa angústia ou depressão pode estar acontecendo com ela”, concluiu.
20/12/2025 : Gratidão a Deus: Secretaria de Saúde viabiliza cirurgia de catarata para Silmara Melgaço
19/12/2025 : Moradora de Ariquemes precisa de sua ajuda com urgência para não ficar cega – Vídeo
19/12/2025 : Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
19/12/2025 : Prefeitura de Ariquemes realiza entrega de 1200 implantes subdérmicos na UBS do Zona Sul Ariquemes – Vídeo
19/12/2025 : MEGA RECUPERAÇÃO: Cinco motocicletas são recuperadas escondidas em matagal em Cacoal – Vídeo
19/12/2025 : Campanha Zera Dívida da Águas de Ariquemes é até 31/12 com descontos de até 80% – Vídeo
19/12/2025 : Após colisão na lateral de veículo, motociclista é socorrido pelo SAMU na Av. Tancredo Neves em Ariquemes – Vídeo
19/12/2025 : Mulher é socorrida após colisão com motocicleta que atropelou cachorro no Setor Rota do Sol em Ariquemes – Vídeo
19/12/2025 : Entrevista com o Presidente da Câmara de Vereadores de Ariquemes Filipe Rozique – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus