25 de Janeiro de 2010 19:34:25
logo
Tigrao Veiculos

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 11/09/2019 Compartilhe esta notícia

Alunos da rede municipal realizam apresentações do projeto ‘Nas Ondas da Leitura’

 

Promovido pela SEMED de Ariquemes, projeto de incentivo à leitura e escrita   é desenvolvido pelos alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental I.
Os alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental I da rede municipal iniciaram neste mês de setembro, as apresentações do projeto “Nas Ondas da Leitura”. Promovido pela Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o projeto tem o objetivo de socializar ideias sobre as culminâncias dos livros lidos em salas de aula, compartilhando técnica de experiências em formatos de música, teatro, arte, contação de história e dança.
Em junho, cerca de 1,5 mil alunos do 5° Ano receberam kits compostos por mochilas, livros literários com temas e gêneros textuais diversificados, um livro de leitura e escrita e um livro diário. Enquanto 50 professores de língua portuguesa receberam kits com os mesmos livros dos alunos, manual de sugestões e orientações, livros de formações e diário do educador.
Os resultados do projeto começaram a serem expostos no dia 5 de setembro e atualmente está na terceira etapa. Na manhã de terça-feira (10), os alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental I, da Escola Jorge Teixeira realizaram as apresentações para a comunidade escolar e alguns pais, sobre as experiências do livro “O Pescador e o Rei”. Foram paródias, encenações, desenhos, poesias e leituras feitas pelas crianças.
Na quarta-feira dia (11), será a vez dos alunos da Escola Eva do Santos apresentaram os resultados sobre o livro lido. Até o fim do ano, as obras “Trem da Vida”, “A Lua Refletiu”, “Lenda do Brasil” e “Quebra Nozes em Cordel” também serão trabalhadas pelos alunos.
A professora Neucilene Ferreira Vaz, a aplicação do projeto em sala de aula está sendo uma maravilha e os alunos têm se dedicado bastante para desenvolver bons trabalhos.
“Esse foi o primeiro livro que realizamos o projeto e contamos com várias categorias. O mais importante é desenvolver a leitura e escrita, porque eles não ficaram somente na leitura, eles partiram para a escrita também. Ainda teremos outros três livros para estudarmos e apresentarmos e eu acredito que será muito bom”, relatou.
A coordenadora do projeto, Olímpia Fernandes, destacou que os professores se aderiram muito bem ao projeto, fazendo com que os resultados iniciais fossem excelentes. Ela ainda enfatizou que a SEMED e a Prefeitura estão muitos satisfeitos com os primeiros resultados obtidos.
“Com esse projeto, o professor trabalha as habilidades de leitura e escrita dos alunos, e tem ganhado grande relevância no seu desenvolvimento. Estamos no processo de culminância do primeiro livro, ao todo são quatro, e a gente já observou um ótimo resultado. Tudo isso se deve ao trabalho dos professores”, disse.
O projeto “Nas Ondas da Leitura” consiste em seis etapas, que acontece desde apresentações à comunidade a aplicações de avaliações diagnósticas das habilidades de leitura, formação continuada para professores de língua portuguesa do 5° Ano e coordenadores, feiras culturais e seminários de exposição. No final, os alunos também irão produzir livros, como um trabalho de conclusão.
 
INÍCIO DO PROJETO "NAS ONDAS DO PROJETO"

A ideia de implantar o Projeto “Nas Ondas da Leitura” em Ariquemes surgiu em 2017 quando a SEMED realizou um diagnóstico para identificar as principais dificuldades dos alunos dos 5º anos. Posteriormente, uma equipe visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Sendim, em Sobral – CE, município que naquele ano havia alcançado o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Brasil nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, com nota 9,1 e 7,2, respectivamente, entre mais de 5 mil municípios avaliados no País. Entre as metodologias utilizadas para este resultado estava a implantação de incentivo à leitura do projeto.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES DA OBRA "O PESCADOR E O REI"
 
As apresentações iniciaram no dia 30 de agosto, na Escola Paulina Mafini. No dia 2 de setembro, os alunos da Escola Pedro Louback que se apresentaram. No dia 5 de setembro, foi a vez das apresentações dos alunos das Escolas Jorge Luis Moulaz e Venâncio Kottwitz. Confira a data de outras escolas:

Terça-feira (10)
  • Escola Jorge Teixeira (Jardim Jorge Teixeira) – Horário: 10H
  • Escola Mafalda Rodrigues (BR-364, KM 460) – Horário: 13H
  • Escola Magdalena Tagliaferro (Jardim das Palmeiras) – Horário: 17H
  • Escola Aldemir Lima Cantanhede (Marechal Rondon) – Horário: 18H
  • Escola Roberto Turbay (Setor 10) – Horário: 18h30
  • Escola Professor Levi (Parque das Gemas) – Horário: 18H30
Quarta-feira (11)
·         Escola Eva do Santos (Setor 1) – Horário: 19h
Quinta-feira (12)
 
  • Escola Ireno Berticelli (Setor Colonial) – Horário: 16h30


Fonte: Comunicação PMA
Foto: Arquivo PMA
Data: 11/09/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
Tigrão Veículos
Novalar
Superemax Direito
Café Bem Cedo 2

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2019 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Buscazip, Guiaking Empresas