
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
.jpeg)
A reunião que definiu os detalhes do ‘Cidadania Rural’ previsto para ocorrer nesta sexta-feira, dia 16 de agosto, ocorreu na última semana, no gabinete da Prefeitura de Ariquemes. Representantes das Secretarias Municipais de Saúde (SEMSAU), Desenvolvimento Social (SEMDES), Educação (SEMED), Meio Ambiente (SEMA) e Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC) ajustaram a atribuição de cada pasta na ação que ofertará gratuitamente exames preventivos do Câncer do colo do útero e da próstata, este último através de coleta de sangue; atendimentos com médicos clínicos gerais e dentistas, além da confecção de Carteiras de identidade para primeira via e casos com apresentação do boletim de ocorrência, emissão e regularização do Título de Eleitor e carteira de trabalho. Os produtores ainda terão acesso a orientações jurídicas, através da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Ariquemes; de contabilidade, repassadas por integrantes do Conselho Regional (CRC) e linhas de créditos especiais, oferecidas pela Caixa Econômica Federal (CEF) e SICOOB Amazônia. O presidente do Sindicato Rural de Ariquemes, Dilermando Teodoro, explicou que esta é uma extensão da parceria que já existe com a Prefeitura e que oferta cursos gratuitos e Assistências Técnicas e Gerenciais (ATEG’s) aos produtores da cidade. “ Já há alguns anos nós tentávamos trazer esse projeto para Ariquemes, mas infelizmente, por uma série de razões, não era possível. E este ano, a Prefeitura se sensibilizou com este projeto e tenho absoluta certeza de que será muito bom.” Afirmou Dilermando.
Paula Abidiane, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e coordenadora ‘Cidadania Rural’, diz que o objetivo do programa é, como o próprio nome afirma, resgatar a cidadania do homem do campo. “Nesse resgate nós trabalhamos com diversos atendimentos. Os produtores ainda terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre a emissão online do Guia de Trânsito Animal (GTA), pois muitos pecuaristas ainda têm essa dúvida.” Explicou Paula.
O prefeito Thiago Flores disse que fortalecer o trabalho em cooperação beneficiará ainda mais a população de Ariquemes. “Nesta parceria nós já ofertamos cursos profissionalizantes gratuitos a quase duas mil pessoas nas áreas urbana e rural. Agora, vamos levar mais assistência médica e social ao homem do campo, por meio desta ação.” Concluiu.

Ariquemes.ro.gov.br
28/10/2026 : VEM AÍ O 30° PRÊMIO LEÃO DESTAQUE 2026 EM ARIQUEMES – VÍDEO
28/10/2026 : CEI abre edital para seleção de projetos de podcast com inscrições até 02 de novembro em Ariquemes – VÍDEO
28/10/2026 : SENAI Ariquemes anuncia Mundo SENAI e 12 cursos técnicos gratuitos – VÍDEOS
28/10/2026 : CEI capacita profissionais de academias em primeiros socorros nos dias 4 e 5 de novembro – VÍDEO
28/10/2026 : Corpo de Bombeiros resgata duas jovens que se perderam na mata do Monte Horebe em Ariquemes – VÍDEO
28/10/2026 : Construção é invadida e tem fiação avaliada em R$ 12 mil e ferramentas furtadas em Ariquemes – VÍDEO
27/10/2026 : Carro funerário capota na RO–205 após condutor desviar de motociclistas que empinavam motos perto de Cujubim – VÍDEO
27/10/2026 : Motociclista fica inconsciente após perder o controle da direção e sofrer queda na Av. Jamari – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus