Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
De acordo com dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde em 2011, no estado de Rondônia, 17% da população era fumante. Em 2017 esse número caiu para 8,3%. Dados que refletem de forma positiva o trabalho realizado pelos profissionais imbuídos no processo de conscientização para cessar o hábito de fumar.
O Núcleo de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) iniciou na quinta-feira (25), com duração de dois dias, o curso de “Qualificação dos Profissionais da Atenção Básica” para 100% das equipes de estratégia de saúde da família do município de Porto Velho para abordagem e tratamento dos tabagismo na atenção primária.
De acordo com Cremilda Queiroz, Coordenadora Estadual do Programa de Controle do Tabagismo, o curso faz parte do programa de implantação de ambiente 100% livre de fumo, através da capacitação dos profissionais, e, também, do tratamento medicamentoso, se preciso for.
“O tratamento é baseado na mudança de comportamento, primeiramente. Quando observamos que ele não consegue mudar este comportamento, após as quatro sessões, então entramos com o medicamento que pode ser, por exemplo, o uso de adesivos para reposição de nicotina”, explicou a coordenadora.
Os temas são baseados na atuação de como abordar o tabagista quando ele procura uma unidade de saúde em busca de ajuda. Essa abordagem não visa apenas a parada do fumo, mas, principalmente, a manutenção da abstinência. Além do desenvolvimento de habilidades para enfrentar as situações facilitadoras da recaída de forma humanizada.
Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia
28/08/2025 : Legítima Defesa: Após 8 meses preso, júri decide que Moisés agiu em legítima defesa – Vídeo
28/08/2025 : Homem Queimado Pela Esposa em Ji–Paraná Morre Após Dias Internado na UTI – Vídeo
27/08/2025 : PF prende duas pessoas por queimada ilegal em Rondônia
27/08/2025 : Deputado Delegado Lucas prestigia 2º Shopping de Touros em Rio Pardo e destaca potencial pecuário da região
27/08/2025 : Mulher fica ferida em acidente em cima do viaduto de Ji Paraná – Vídeo
27/08/2025 : Ação rápida da Polícia Militar resulta na prisão de suspeitos e recuperação de motocicleta em Rio Crespo
27/08/2025 : PRF em Rondônia realiza leilão virtual de veículos oficiais classificados como inservíveis
27/08/2025 : Sob comando do governador Marcos Rocha, Rondônia se consolida como referência nacional em sanidade bovina
26/08/2025 : Governador Marcos Rocha investe mais de R$ 1,6 milhão na manutenção de hospitais
25/08/2025 : Cerca de 500 quilos de cocaína e skunk são localizados em Rolim de Moura – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus