Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
A última avaliação atuarial realizada pelo Instituto de Previdência do Município de Ariquemes (IPEMA) em maio deste ano demonstrou crescimento aproximado de 52% no patrimônio responsável pelo custeio previdenciário dos mais de dois mil servidores efetivos ativos, cento e sessenta e nove aposentados e noventa e dois pensionistas, além de seus dependentes. De acordo com o Secretário Municipal de Governo, Ricardo Rodrigues, o resultado é reflexo das medidas de contingenciamento e corte de gastos adotados pela administração, com o objetivo de manter os repasses para o fundo de aposentadoria. “Mesmo diante do cenário de crise econômica e as dificuldades que o município vem enfrentando, a gestão primou por fazer os repasses de maneira correta ao Instituto de Previdência, cumprindo a legislação municipal e o plano de equacionamento do déficit da previdência. Os repasses estão sendo feitos normalmente e aliado à boa gestão do IPEMA, com o cumprimento das metas de investimento, o patrimônio teve este crescimento exponencial.” Explicou Rodrigues.
PLANO DE CUSTEIO DO FUNDO DE APOSENTADORIA
A análise é feita anualmente desde 2004 e tem como base de cálculo o plano de custeio que define a forma como deve ser feita a divisão da contribuição mensal, paga pelo servidor segurado e pela Prefeitura, para manter o fundo de aposentadoria. Até dezembro de 2018 esta divisão correspondia a 11% para os servidores, descontados sobre o salário, e 15,27% de contribuição Previdenciária, pagos pela Prefeitura. Já em 2019 o valor repassado pelo Poder Executivo para garantir a manutenção da previdência, cresceu e alcançou 19,65%. Ricardo Rodrigues diz que esta foi a maneira de não repassar a despesa com o crescimento da atualização anual, feita com base na previsão de novos aposentados, para os servidores que continuarão com o mesmo percentual de contribuição. “Esse plano de equacionamento poderia até ser repassado para o servidor, mas o Executivo optou por absorver este impacto e hoje o município já paga 19,65% de contribuição previdenciária sobre o salário de contribuição dos servidores.” Disse Rodrigues.
GARANTIA DE RECEBIMENTO
Para o Presidente do IPEMA, Paulo Belegante, a evolução do patrimônio tranquiliza os servidores, pois garante o pagamento dos benefícios. “Esse recurso acumulado garante o pagamento dos benefícios para os servidores e seus familiares, como por exemplo, em casos de aposentadorias, pensões por morte, afastamentos por doença e maternidade.” Concluiu.
Ariquemes.ro.gov.br
28/08/2025 : Legítima Defesa: Após 8 meses preso, júri decide que Moisés agiu em legítima defesa – Vídeo
28/08/2025 : Homem Queimado Pela Esposa em Ji–Paraná Morre Após Dias Internado na UTI – Vídeo
27/08/2025 : PF prende duas pessoas por queimada ilegal em Rondônia
27/08/2025 : Deputado Delegado Lucas prestigia 2º Shopping de Touros em Rio Pardo e destaca potencial pecuário da região
27/08/2025 : Mulher fica ferida em acidente em cima do viaduto de Ji Paraná – Vídeo
27/08/2025 : Ação rápida da Polícia Militar resulta na prisão de suspeitos e recuperação de motocicleta em Rio Crespo
27/08/2025 : PRF em Rondônia realiza leilão virtual de veículos oficiais classificados como inservíveis
27/08/2025 : Sob comando do governador Marcos Rocha, Rondônia se consolida como referência nacional em sanidade bovina
26/08/2025 : Governador Marcos Rocha investe mais de R$ 1,6 milhão na manutenção de hospitais
25/08/2025 : Cerca de 500 quilos de cocaína e skunk são localizados em Rolim de Moura – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus