25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
ÁGUAS DE ARIQUEMES

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Data: 21/05/2019 Compartilhe esta notícia

Prefeitura de Ariquemes, em parceria com SENAR e Sindicato Rural, capacitam 12 internos do Centro de recuperação Missão Kadosh na fabricação de charqueado

A entrega dos certificados aos doze internos do Centro de Recuperação de Dependentes químicos Missão Kadosh ocorreu na manhã da última sexta-feira (18), na própria instituição onde o curso de charqueado foi ministrado. Durante quarenta horas eles aprenderam técnicas de salinização e processo de conservação. Além disso, de acordo com o instrutor José Irácio, o empenho da turma possibilitou que o ensino fosse estendido a outras áreas e os aprendizes ainda receberam orientações sobre produção de linguiça e desossa de frango. “A turma se empenhou muito. A maioria deles é da zona rural do município e alguns já até trabalharam com açougue e isso facilitou o aprendizado. Por isso, conseguimos avançar e ensinar mais do que estava previsto.” Afirmou Irácio.

A formação ocorreu através de mais uma parceria entre a Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Sindicato Rural, que já capacitou mais de setecentas pessoas desde 2018 quando os cursos começaram a ser ofertados gratuitamente. O secretário da SEMA, Vilmar Ferreira,  afirmou que o objetivo desta formação vai além de capacitar mão – de - obra para o mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo em Ariquemes, pois também tem foco na reinserção social dos internos . “ Eu não consigo ver a secretaria sem parceria e a cada vez que a gente conclui um curso com o de hoje eu me convenço ainda mais  disso. Este curso, de uma forma especial, trabalhou com pessoas ainda mais necessitadas, que são os dependentes, porque a gente tá resgatando a dignidade de pessoas que até então estavam sendo deixadas para segundo plano.” Afirmou Vilmar.

Thiago Viola, pastor e diretor do Centro disse que a seleção dos participantes obedeceu o critério de tempo de internação acima de três meses, por estarem mais próximos da conclusão da terapia. “O tratamento aqui na unidade compreende entre nove a doze meses, então aqueles que já estão numa segunda fase do tratamento, após os três meses, a gente faz essa seleção para que eles possam começar a fazer esses cursos e depois usar no mercado de trabalho, lá fora, junto à reinserção.” Explicou Thiago.

Dilermando Teodoro, presidente do Sindicato Rural, disse que a decisão de levar os cursos aos internos partiu da detecção de que a maioria advém da zona rural de Ariquemes. “Infelizmente a dependência química também chegou na área rural, então eu acredito que aqui estamos atingindo dois objetivos : não só a reintegração desses jovens no mercado de trabalho e no convívio com a sociedade, mas também uma maneira de profissionalizá-los.”  Concluiu Dilermando.

 

Ariquemes.ro.gov.br

Data: 21/05/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar no Site
sobreira
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
LORYAL
Novalar
Café Bem Cedo 2

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus