
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
(2).jpg)

A parceria entre a Prefeitura de Ariquemes, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMA) e Desenvolvimento Social (SEMDES) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Associação dos Criadores de Peixe de Ariquemes e Sindicato Rural capacitou gratuitamente, só em 2018, mais de 500 pessoas em cursos profissionalizantes. Rédeas e casqueado e operador de pá carregadeira foram algumas das ministrações.
Em 2019 já foram realizadas treze que formaram pelo menos cento e oitenta pessoas. Na última sexta feira, quinze receberam o certificado do curso de filetagem de pescados. Hélio Dias, presidente do SENAR, considera os resultados como o sucesso do trabalho em cooperação. “O ano passado nós conseguimos ministrar mil e duzentos cursos no Estado de Rondônia e tivemos uma parceria muito forte aqui com a Prefeitura de Ariquemes, especialmente para o peixe. Ariquemes se destaca na produção e o SENAR tem o grande viés não só de preparar essa mão-de-obra para conhecimento de tecnologia, mas também da agroindustrialização e o preparo do pescado.” Afirmou.
Dirlermando Teodoro, presidente do Sindicato Rural, disse que a procura por esta qualificação é grande e já existe uma lista de espera com mais de trinta interessados. A boa notícia é que já foram autorizados a realizar mais três novos cursos de filetagem de pescados nesta parceria. “Porque existe uma demanda muito grande por estes cursos, o que demonstra que é um sucesso. Estamos dando oportunidade não só aos empreendedores que querem montar um negócio, mas também ao pequeno produtor que vai agregar valor ao seu produto.” Explicou Dilermando.
Giselse Jasset, secretária da SEMDES, diz que o objetivo vai além de preparar mão – de – obra para o mercado de trabalho, pois a oferta gratuita destas qualificações é direcionada principalmente às famílias em vulnerabilidade social. “A gente trabalha não apenas pensando em geração de renda, mas também na terapia ocupacional. Aqui têm pessoas que são donas de casa e que poderão tanto fazer para seus familiares, como trabalhar em restaurantes ou até mesmo abrir o próprio negócio.” Afirmou Gisele.
Antônio Marcos, técnico da SEMA disse que além dos três novos cursos de filetagem, também estão confirmados para o mês de maio os de olericultura e cultivo do cacau. A agenda com o período dos lançamentos das matrículas pode ser acompanhada nos canais oficiais da prefeitura pelo www.ariquemes.ro.gov.br , no ícone SEMA, ou na página oficial da Prefeitura de Ariquemes, no Facebook.
.jpg)

Fonte: Ariquemes.ro.gov.br
16/06/2026 : Tudo pronto para mais uma edição do GIMA na Praça, exposição de carros e atrações artísticas – Vídeo
16/06/2026 : Prazo para inscrições no Prêmio “SEBRAE Mulher de Negócios” está chegando ao fim – Vídeo
16/06/2026 : Semana das Tintas da Certa começa nesta quarta feira 17/06 com ofertas imperdíveis – Vídeo
15/06/2026 : Entrevista com a Juíza Euma Tourinho, Pré–Canditata a Deputada Federal – Vídeo
15/06/2026 : 7° BPM inaugura garagem de viaturas e homenageia Policiais Militares
15/06/2026 : PC prende elementos envolvidos em sequestros e roubo de Uber na região de Ariquemes – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus