Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

O superintendente da Controladoria-Regional da União em Rondônia, Miguel Maurício Kurilo, reuniu-se com o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, na ultima segunda-feira (1º) para debater a celebração de parcerias com o Estado de Rondônia nas áreas de combate à corrupção, transparência, controle interno, ouvidoria e corregedoria.
No encontro foram ratificados os acordos de cooperação que já estão em tramitação com as seguintes unidades do Estado: Secretaria de Finanças (Sefin), Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) e da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), que possibilitaram o intercâmbio de informações, com vistas a dar maior eficiência às ações de combate à corrupção.
Adicionalmente, a Controladoria Geral da União (CGU) se colocou à disposição para auxiliar no fomento às ações de corregedoria, em especial na capacitação de servidores estaduais em Processo Administrativo de Responsabilização (PAR), para cumprimento da Lei n.º 12.846/2013. Além disso, o superintendente da CGU parabenizou o Estado de Rondônia pelos avanços na transparência e destacou as vantagens de o Estado aderir à rede de ouvidoria, inclusive com o uso do Sistema e-Ouv, do governo federal.
O governador defendeu a necessidade de transparência pública e de todas as iniciativas que visam prevenir e combater à corrupção. Confirmou o uso do e-Ouv como ferramenta de ouvidoria que permitirá a integração da Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia com a Rede de Ouvidoria do Brasil, capitaneada pela CGU.
Na ocasião, o governador divulgou o lançamento do pacote de medidas anticorrupção do Estado de Rondônia, que ocorrerá na segunda quinzena do mês de abril e convidou o Ministro da CGU, Wagner Rosário, para participar do evento.
Durante o encontro com o governador Marcos Rocha, o superintendente da CGU-RO, Miguel Maurício, ressaltou a importância das parcerias, pois acredita que a articulação interinstitucional seja a forma mais profícua de alcançar bons resultados nas ações de prevenção e combate à corrupção. “Vamos conseguir ter acesso a sistemas informatizados, trabalhar com mais inteligência a questão do cruzamento de dados e do compartilhamento de metodologias. Isso é fundamental para termos resultados mais rápidos e eficientes”, disse.
O encontro do governador Marcos Rocha com o superintendente da CGU-RO, Miguel Maurício Kurilo, contou ainda com a participação do controlador Geral do Estado, Francisco Netto; do ouvidor Geral do Estado, Coronel Rodrigues; e dos auditores da CGU, Alexandre Muniz e João Mourão.
Fonte
Texto: Bosco Cardoso
Fotos: Arquivo
Secom - Governo de Rondônia
06/08/2026 : ARIQUEMES: URGENTE – Corpo encontrado no Rio Jamari ainda não foi identificado – VÍDEO
06/08/2026 : ARIQUEMES: URGENTE – Corpo de idoso é localizado no Rio Jamari Bairro Marechal Rondon – VÍDEO
06/08/2026 : ARIQUEMES: URGENTE – Corpo de idoso é localizado no Rio Jamari Bairro Marechal Rondon – VÍDEO
05/08/2026 : SAMU socorre homem esfaqueado no abdômen durante briga em lanchonete de Ariquemes – VÍDEO
05/08/2026 : JARU: Polícia Militar recupera Fiat Strada furtada poucas horas após o crime
04/08/2026 : Ariquemes foi sede do 1º Encontro das Agências Reguladoras Municipais de Rondônia – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus