Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
(3).jpg)
O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), acompanhado de deputados estaduais, se reuniu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (11), com o senador Confúcio Moura (MDB), que apresentou como prioridade de seu mandato o fortalecimento da educação infantil em Rondônia.
De pronto, os parlamentares se colocaram à disposição do senador para contribuir com ações, leis e projetos que possam melhorar os índices da educação no Estado, que embora tenham melhorado na média nos últimos anos, ainda há muito a ser feito, no entendimento de todos.
"Esse é um grande desafio: melhorar o ensino básico, que é de responsabilidade dos municípios. Essa melhoria deve ocorrer no processo de aprendizagem, adequado a cada realidade. De nossa parte, estamos nos colocando à disposição para contribuir com ações, aprovando leis e projetos que possam impulsionar um processo de melhoria no processo educacional", destacou Laerte.
O presidente defendeu a continuidade da mediação tecnológica em educação, além da qualificação continuada aos profissionais. "A mediação é um avanço que não pode ser descontinuado. Por outro lado, especialmente nos pequenos municípios, é um desafio se contratar profissionais preparados e é preciso um modelo de qualificação para suprir essa necessidade", acrescentou.
O senador, que integra a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, do Senado Federal, observou que, no Brasil, a maioria dos gestores não dá continuidade aos bons programas já existentes. "Esse efeito de 'faz e desfaz' custa caro e emperra as ações. Queremos puxar Rondônia para cima, com boas ideias, com bons modelos. É aproveitar os que já existem e adequar à realidade de cada escola, para que possam impulsionar um movimento de melhoria gradual e constante na educação", completou.
Confúcio também defendeu a aplicação do Plano Nacional de Educação (PNE) e enalteceu duas escolas de Rondônia, que foram militarizadas durante a sua gestão como governador: a Escola Manaus e a de Jacy-Paraná.
"Jacy vivia um caos e a escola sofria com a violência. Implantamos um Colégio Tiradentes e hoje temos uma das melhores escolas de Rondônia naquele distrito. A Escola Manaus era tomada pelo tráfico, hoje isso foi superado. Por outro lado, temos a João Bento da Costa com seu modelo peculiar de ensino de sucesso. Ou seja, temos exemplos claros do que pode dar certo e de como fazer. Temos que expandir esses bons exemplos para outras escolas", pontuou.
Participaram da reunião os deputados Cássia Muleta (Podemos), Chiquinho da Emater (PSB), Cirone Deiró (PP), Ezequiel Neiva (PTB), Aélcio da TV (PP), José Lebrão (MDB), Marcelo Cruz (PTB), Alex Silva (PRB), Cabo Jhony Paixão (PRB), Jair Montes (PTC) e Edson Martins (MDB).
Texto: Eranildo Costa Luna - DECOM/ALE
Fotos: Marcos Figueira
09/03/2026 : Criminosos armados invadem supermercado, rendem vigilante e roubam cerca de R$ 20 mil em Ariquemes – Vídeo
09/03/2026 : Câmera registra momento em que veículo atinge fachada de restaurante em Porto Velho – Vídeo
06/03/2026 : PF realiza prisões em flagrante contra abuso sexual infantojuvenil em Ji–Paraná
06/03/2026 : PRF em Rondônia apreende quase 20 kg de entorpecentes em Porto Velho
06/03/2026 : Homem é preso por tentativa de furto no Hospital João Paulo II na zona leste de Porto Velho – Vídeo
06/03/2026 : Idoso fica em estado grave após ser atropelado na Rua Plácido de Castro em Porto Velho – Vídeo
06/03/2026 : Homem é preso por violência doméstica e posse de drogas em apartamento na zona sul de Porto Velho – Vídeo
06/03/2026 : Ariquemes recebe solenidade de lançamento da programação 2026 e edital de patrocínio do SEBRAE – Vídeo
06/03/2026 : Após disparos e ameaças em bar, “Bené” é preso durante cerco policial em Ji Paraná – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus