Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

De acordo com o levantamento do portal Congresso em Foco, os custos para a manutenção dos salários e benefícios dos deputados e senadores ultrapassam R$ 1 bilhão por ano. No caso do Senado Federal, a soma por parlamentar chega a R$ 160 mil mensais. São custos com verbas extras para moradia, telefone, veículos, combustível, entre outros.
O senador Confúcio Moura (MDB/RO), em exercício do mandato desde o dia 1º de fevereiro, protocolou na Diretoria-Geral a renúncia de cinco benefícios – auxílio moradia, cota de telefonia fixa residencial, imóvel funcional, pagamento da ajuda de custo e veículo oficial –, em caráter irrevogável, sendo o primeiro parlamentar do exercício a formalizar a abdicação, no dia 2 de janeiro.
“A gente tem que procurar atender os clamores da população que deseja um Congresso Nacional mais austero, mais enxuto, menos gastos com o gabinete e mais trabalho voltado para a população”, afirma.
Enquanto governador, o parlamentar também dispensou os benefícios e sancionou a Lei nº 2.460, de 17 de maio de 2011, que revoga a pensão permanente dos governantes.“Todos os ex-governadores de Rondônia tem um benefício vitalício e comigo encerramos o ciclo”, declara.
Além disso, para centrar nos objetivos do mandato e minimizar ainda mais os gastos, Confúcio tem dispensado também as viagens e, até mesmo, a participação em atividades de grande visibilidade, como a possibilidade de presidir a Comissão Parlamentar Mista do Mercosul.
“Eu não vou aceitar, porque vou desfalcar, porque vou viajar para Buenos Aires, Montevidéu, Assunção, e vou deixar meu objetivo que é a educação e a ciência e tecnologia de lado”, enfatiza ao destacar a importância de focar nas metas de atuação.
ASSESSORIA
06/08/2026 : ARIQUEMES: URGENTE – Corpo encontrado no Rio Jamari ainda não foi identificado – VÍDEO
06/08/2026 : ARIQUEMES: URGENTE – Corpo de idoso é localizado no Rio Jamari Bairro Marechal Rondon – VÍDEO
06/08/2026 : ARIQUEMES: URGENTE – Corpo de idoso é localizado no Rio Jamari Bairro Marechal Rondon – VÍDEO
05/08/2026 : SAMU socorre homem esfaqueado no abdômen durante briga em lanchonete de Ariquemes – VÍDEO
05/08/2026 : JARU: Polícia Militar recupera Fiat Strada furtada poucas horas após o crime
04/08/2026 : Ariquemes foi sede do 1º Encontro das Agências Reguladoras Municipais de Rondônia – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus