25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 28/01/2019 Compartilhe esta notícia

SEMA Ariquemes: Apenados do regime semi-aberto trabalham na limpeza dos cemitérios de Ariquemes

No total, vinte e dois apenados prestam serviço na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ariquemes (SEMA), através do Projeto “Construindo a Liberdade”, fruto de um convênio com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RO) e Vara de Execuções penais de Ariquemes, em que detentos que receberam progressão penal e apresentam bom comportamento, são autorizados a participar. Em contrapartida, além da ressocialização, eles têm deduzido um dia da sentença condenatória a cada três trabalhados. Além disso, recebem aproximadamente oitocentos reais mensais.

Entre os serviços prestados estão manutenções nos espaços públicos da cidade. Além das praças e canteiros centrais, esta semana os Cemitérios São Sebastião e São Francisco, localizados no Jardim Jorge Teixeira e Nova União III, respectivamente, receberam podas, corte de grama e retirada de entulhos. “No geral, são vinte e dois apenados que fazem parte deste programa, metade trabalha em atividades externas. Especificamente nestas ações de limpeza dos cemitérios nós temos oito, o restante faz serviços no viveiro da SEMA ou montando e dando manutenção nos parquinhos instalados nas praças.” Explicou Francisco Oliveira Silva, Coordenador da equipe de manutenção da SEMA.

Convênio com TJ-RO

Além do Projeto “Construindo a Liberdade”, outro convênio que viabiliza a mão-de-obra de apenados tem beneficiado Ariquemes : o “ Mãos que transformam”. Através dele, os detentos que ainda não receberam autorização judicial para deixar as dependências do Albergue, produzem parquinhos e mobiliários que são instalados nas praças do Município. Neste caso, não há remuneração, apenas dedução da pena. A juíza responsável pela Vara de Execuções Penais, em Ariquemes, Dra. Claudia Mara da Silva Faleiros, explica que um convênio do Conselho da Comunidade destinou cerca de 23 mil reais para serem usados na montagem da marcenaria, dentro do complexo penitenciário. A SEMA, por sua vez, cede o servidor Rogério Rodrigues, profissional em marcenaria, para ministrar o curso profissionalizante a 12 detentos.“[...] e estes presos , quando recebem a progressão, são substituídos por outros que estão na unidade prisional, que ocupam a vaga deles” Explicou Dra. Claudia Mara.

Ao todo, oito praças de Ariquemes receberam móveis e parquinhos. Tudo fabricado com madeira apreendida, destinada para a SEMA.

ariquemes.ro.gov.br

Data: 28/01/2019 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
moto mil
Novalar
Café Bem Cedo 2
sobreira
Tigrão Veículos
Adubar no Site
LORYAL

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus