
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Foi publicado no Diário Oficial do estado de Rondônia, dia 1/11, a portaria n°367/2018/ Sedam que proíbe a pesca profissional e amadora durante o período do defeso de 15 de novembro a 15 de março de 2019 de todas as espécies em geral. A publicação revogou a portaria n°308/2016/ Sedam que proibia a prática total da pesca profissional, artesanal e amadora por dois anos.
Nova portaria permite a pesca amadora esportiva na categoria pesque e solte, na calha do Rio Madeira, no trecho compreendido desde a divisa entre os Estados do Amazonas e de Rondônia, até a boca do Rio Mamoré e, na calha do Rio Jamari.
Segundo a engenheira de pesca Letícia Matias Pinheiro Rocha, as pessoas que moram em comunidades ribeirinhas podem realizar a pesca, mas a cota é de apenas cinco quilos por dia para cada família. Ressaltou ainda que o pescado capturado antes da vigência do período do Defeso dever ser informador via declaração de estoque junto a Sedam até dia 20 desse mês. “ O transporte de pescado proveniente da produção em cativeiros deverá ser acompanhado da Nota Fiscal Eletrônica e Guia de Transporte Animal, garantindo a origem e procedência”, esclareceu a engenheira de pesca.
Durante o período, quem vive da pesca e é registrado profissionalmente receberá, um auxílio pago pelo Governo Federal, que equivale a um salário mínimo.
Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia
12/05/2026 : ARIQUEMES – FORÇA TÁTICA DO 7ºBPM APREENDE MACONHA EM OPERAÇÃO CONTRA O CRIME ORGANIZADO
12/05/2026 : A APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ariquemes homenageia as mães – Vídeo
12/05/2026 : Profissionais da saúde recebem capacitação para atender vítimas de animais peçonhentos – Vídeo
12/05/2026 : Ariquemes recebe a 2ª Etapa Estadual de Motocross 2026 nos dias 16 e 17 de maio no Bairro Zona Sul – Vídeo
12/05/2026 : Prefeitura de Ariquemes e SEMOSP constroem pista multiuso no Zona Sul – Vídeo
12/05/2026 : O atendimento do Cadastro Único passa a ser realizado em horário estendido – Vídeo
12/05/2026 : Igreja Presbiteriana Renovada cria projeto “Dar lhes de Comer”, o evento acontece no próximo dia 17 – Vídeo
12/05/2026 : Tentativa de homicídio termina com homem esfaqueado no Setor 11 em Ariquemes – Vídeo
12/05/2026 : Motociclista sofre queda na ponte do Rio São João na RO 257 é socorrida pelo SAMU de Ariquemes – Vídeo
12/05/2026 : Motociclista sofre queda após tentar desviar de um gato na Rua Rio Negro no Setor 12 em Ariquemes – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus