Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
Durante a reunião a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos cartões de crédito, nesta terça-feira (16), o senador Ivo Cassol (Progressistas-RO) criticou os juros cobrados dos brasileiros que estão inadimplentes com o pagamento dos cartões de credito.
Cassol culpou o governo federal pela falta de coragem em regulamentar o sistema financeiro, onde segundo ele, os bancos ganham bilhões de reais sem dar uma contrapartida ao povo. “Se eu fosse o presidente da República, jamais colocaria um banqueiro para presidir o Banco Central. Isso é incompatível. Os juros cobrados do trabalhador são um verdadeiro assalto a mão armada, quem fica com esse dinheiro, são os bancos, são as empresas de cartão de crédito”, questionou.
Cassol afirmou que nem mesmo as recentes mudanças promovidas pelo ministério da Fazenda como a limitação dos juros do rotativo do cartão e o fim da obrigatoriedade do pagamento mínimo de 15% da fatura vão resolver o problema. O senador pediu que o Congresso aprove o projeto de sua autoria que define em lei o percentual máximo que poderá ser cobrado de juros no cartão.
Pela iniciativa de Cassol que já foi aprovada no ano passado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, os juros dos cartões de crédito ficariam limitados a duas vezes a taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). A taxa do CDI mantém-se próxima à Selic e hoje corresponde a cerca de 8% ao ano. Assim, se o projeto fosse transformado em lei, a taxa anual de juros dos cartões de crédito ficaria limitada a 16% em 2018. Atualmente os juros chegam a mais de 200%. “ Esse projeto é muito importante, precisamos ter coragem de encarar esses banqueiros. Se queremos tirar o brasil da crise, só tem um caminho, ter dinheiro circulando e abaixar esses juros cobrados do trabalhador”, encerrou Cassol. ?
Assessoria
03/07/2025 : ARIQUEMES: Leilão Direito de Viver arrecada quase 2 milhões em prol do Hospital de Amor da Amazônia
02/07/2025 : Oficina de robotica Criativa é realizada no centro de empreendedorismo em Ariquemes – Video
02/07/2025 : Suspeito de ter abusado de criança de 09 anos é preso em Ariquemes – Vídeo
02/07/2025 : Idoso é atropelado por carreta na BR 364 próximo ao bairro Marechal Rondon em Ariquemes – Vídeo
02/07/2025 : Foragido de Jaru é capturado com entorpecentes e dinheiro em Ji Paraná– Vídeo
02/07/2025 : Motociclista sofre fraturas após colisão com carro no Setor das Grandes Áreas em Ariquemes – Vídeo
02/07/2025 : 1° Feira de Ciências é realizada pela Professora Lidiana com as turmas do 9° ano na Escola Cora Coralina – Vídeo
02/07/2025 : Novalar e hospital de amor da Amazônia unem forças mais uma vez em campanha solidária
01/07/2025 : PRODUTO DE ROUBO FURTO – Polícia Militar localiza motoneta Biz abandonada na Av. JK em Ariquemes – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus