
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
(26).jpg)
O deputado Maurão de Carvalho (MDB) indicou ao Executivo da necessidade de ser encaminhado para a Assembleia Legislativa, o Projeto de Reestruturação da Polícia Militar do Estado de Rondônia com a criação efetiva de 4 vagas para major PM capelão e 20 vagas para capelões auxiliares.
Em sua justificativa, o parlamentar apontou que o capelão militar ao ingressar a caserna, terá como atribuições, as mesmas de um ministro religioso, ou seja, oficiar as cerimônias religiosas, batizar, aconselhar, desenvolver o trabalho pastoral, receber os recém-convertidos, oficiar os funerais e fazer visitas aos pacientes internados nos hospitais e aos reclusos internados em estabelecimentos prisionais.
“Para uma prática eficaz das atividades de capelania dentro das corporações policias militares é necessário que haja pessoas capacitadas, ou seja, os capelães. O altruísmo é a base das ações de um capelão e para o bom desenvolvimento das atividades de capelania é imprescindível, que haja uma interação eficiente com outros profissionais de áreas afins dentro da Corporação da PM como a psicologia, a medicina, a ação social e também como os gestores da organização onde servem”, explica Maurão.
Ainda segundo Maurão de Carvalho, o capelão na maioria dos casos, conseguirá convencer o policial militar a buscar ajuda especializada para a solução dos seus problemas. A prática da capelania cristã envolve o ato de aconselhar.
“A prática da capelania cristã é muito abrangente e também pode ser exercida cumprindo a filosofia do policiamento comunitário. É sabido que ainda há um grande distanciamento entre polícia e comunidade, e uma das maneiras de se promover essa aproximação é trazer a comunidade para dentro dos quartéis, com a realização de cultos religiosos. Existem também os problemas de ordem familiar que os policiais militares enfrentam no dia a dia.
Por fim, o parlamentar explicou que a assistência religiosa e espiritual é assegurada por lei nas entidades civis e militares, por isso os governos dos Estados devem ser sensíveis às necessidades de suas polícias procurando investir nas atividades de capelania e promovendo concursos para capelães.
“Essas ações serão sentidas beneficamente pela sociedade e familiares dos policiais, como demonstrado pela gama de estudos e pesquisas realizadas em torno deste assunto”, finaliza Maurão.
ALE/RO - DECOM - Laila Moraes
Foto: Ronaldo Afonso
02/04/2026 : Alunos da APAE comemoram a Páscoa com entrega de ovos de chocolate e apresentações – Vídeo
02/04/2026 : Motociclista fica ferida após queda ao colidir com cachorro na Av. Diamantes em Ariquemes – Vídeo
02/04/2026 : FUTURO SUSTENTÁVEL – Trilha Ecológica no Parque Ariquemes inspira consciência ambiental em jovem – Vídeo
02/04/2026 : Ganhadora do RondônCAP de Ariquemes – 29/03/2026 – Vídeo
02/04/2026 : SAMU socorre motociclista com fratura e ciclista após colisão na RO–421 em Ariquemes – Vídeo
01/04/2026 : SENAI abre vagas para cursos gratuitos de Aprendizagem Básica e Técnica para jovens de 14 a 23 anos – Vídeo
01/04/2026 : PC de Ariquemes apreende mais de 39 kg de Skank e prende 2 elementos e 1 mulher – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus