
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
.jpg)
A secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (sedam) alerta os donos de propriedades rurais em Rondônia para o prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que encerra-se no dia 31 de maio, conforme decreto nº 9.257 assinado pelo presidente da república em 29 de dezembro de 2017.
Segundo o coordenador estadual de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural, Arquimedes Ernesto Longo, cerca de 90% das propriedades rurais de Rondônia já foram cadastradas, a previsão é cadastrar 120 mil propriedades. A situação hoje é a seguinte: já 108.606 propriedades estão cadastradas, sendo que 102.291 estão ativos; 4.728 estão em análise; 5.594 estão pendentes; e 721 foram cancelados.
Arquimedes Ernesto explica que os donos de propriedades com até 240 hectares devem procurar os escritórios da Sedam e ou da Emater de suas regiões que terão toda assistência técnica a custo zero para cadastrar a sua propriedade no CAR. Os donos de propriedades acima de 240 hectares devem contratar um técnico para cadastrar o imóvel rural.
O CAR é um registro eletrônico obrigatório para os proprietários de imóveis rurais do país e é um dos mecanismos mais importantes para implementar o Código Florestal. O produtor que não se regularizar ficará impossibilitado de solicitar financiamentos em bancos oficias e não poderá aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e nem emitir Cota de Reserva Ambiental, e ainda terão que cumprir penalidades cometidas antes de 22 julho de 2008.
Quem desmatou áreas de Preservação Permanente (APP) e reserva legal, terá que recuperar conforme determina a legislação. “Quem tiver o CAR, terá todo o apoio do governo nesse trabalho, já os que não tiverem, além de ter que recuperar essas áreas por conta própria, ainda serão responsabilizados”, afirmou.
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia
15/06/2026 : Entrevista com a Juíza Euma Tourinho, Pré–Canditata a Deputada Federal – Vídeo
15/06/2026 : 7° BPM inaugura garagem de viaturas e homenageia Policiais Militares
15/06/2026 : PC prende elementos envolvidos em sequestros e roubo de Uber na região de Ariquemes – Vídeo
15/06/2026 : Motociclista sofre fratura exposta após perder controle da moto no Trevo da BR–364 em Ariquemes – Vídeo
15/06/2026 : Força Tática recupera bicicleta furtada e localiza suspeito em menos de duas horas em Ariquemes – Vídeo
15/06/2026 : Duas pessoas ficam feridas após acidente envolvendo motoneta e moto com carretinha na BR–364 em Ariquemes – Vídeo
15/06/2026 : Entrevista com a Juíza Euma Tourinho – LIVE: ESTAMOS NO AR! PROGRAMA BRONCA DA PESADA
15/06/2026 : Identificados todos os 6 mortos da colisão entre helicópteros no Rio de Janeiro
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus