
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
O governo do estado de Rondônia enviou para as seis regionais mais de 2.240 kits de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B (HBV) e Hepatite C (HCV). Segundo a coordenadora estadual de Infecção Sexual Transmissível (IST) da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilmarina Silva Araújo, a Agevisa encaminha os kits para as regionais, que por sua vez faz a distribuição aos municípios de sua jurisdição.
Gilmarina Silva explicou que o governo do estado apenas faz a distribuição dos testes rápidos aos municípios, mas quem desenvolve as ações são os gestores municipais, por meio da atenção básica. “Esses testes são muito utilizados nas unidades de saúde nos exames de pré-natal”, explicou a enfermeira.
Inicialmente a gestante faz o teste rápido, que funciona como triagem, se tiver necessidade são feitos os exames complementares. Mas também existem as demandas espontâneas, onde qualquer pessoa que queira fazer o teste rápido tanto para HIV, Sífilis, Hepatite B (HBV) e Hepatite C (HCV), basta procurar uma unidade de saúde de seu município e solicitar o exame.
A coordenadora estadual explica que em todas as unidades de saúde tem profissionais capacitados para realizarem os testes. De janeiro a setembro deste ano em todo o estado, 236.375 pessoas fizeram o teste rápido de HIV, 147.675 de Sífilis, 160.750 de Hepatite B e 171.275 fizeram testes de Hepatite C, totalizando mais 700 mil testes.
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
31/07/2026 : SAMU socorre mulher grávida e outra vítima após colisão entre motocicletas na Av. JK em Ariquemes – VÍDEO
31/07/2026 : Força Tática apreende motocicleta adulterada e conduz suspeito à UNISP em Ariquemes – VÍDEO
31/07/2026 : Colégio Tiradentes realiza Piquenique Literário e incentiva alunos do 6º ano ao hábito da leitura – VÍDEO
31/07/2026 : Ação da Polícia Civil resulta na prisão de suspeito de roubo a residência em Ariquemes – VÍDEO
31/07/2026 : Comandante do 7º BPM fala sobre as ações da Polícia Militar no combate ao crime organizado Ariquemes – VÍDEO
31/07/2026 : PATAMO do 7º BPM de Ariquemes cumpre Mandado de Prisão e apreende arma e munições na zona rural – VÍDEO
30/07/2026 : Polícia Militar recupera motoneta com registro de furto ou roubo ao lado de borracharia em Ariquemes – VÍDEO
30/07/2026 : AMOTA passa a atender em novo telefone e lança aplicativo Moto Já para mototáxi em Ariquemes – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus