
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Uma equipe de médicas veterinárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) veio a Rondônia para auditar o Estado para avaliar quais ações precisam ser executadas para a retirada da vacinação contra febre aftosa, prevista para 2019.
O objetivo da auditoria é avaliar componentes e competências considerados fundamentais pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE): recursos humanos, físicos e financeiros; autoridade e competência técnica; interação com as partes interessadas e capacidade de acesso a mercados e conformidade com as normas existentes.
A auditoria ocorrerá durante toda a semana, encerrando-se na sexta-feira (29). Após a avaliação em Porto Velho, as equipes do Mapa e da Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) irão às unidades de atendimento da Agência em Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura e Vilhena. Também haverá visita a lojas agropecuárias em Rolim de Moura e análise do posto fixo em Vilhena.
A fiscal do Mapa Valéria Ferreira Homem conta que o órgão estadual é importante, mas não é o único a ser avaliado. “Antes da auditoria nós recebemos uma série de documentos. Então nós conhecemos bem o Estado”, fala.
Na primeira agenda, o gerente de defesa Animal da Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, explicou sobre o histórico, a estrutura física e número de servidores da Agência; sobre evolução do Programa de Erradicação de Febre Aftosa; sobre controle de trânsito de animais; sobre os demais programas de defesa sanitária animal e apresentou dados sobre o Estado e a importância do agronegócio nas exportações rondonienses.
“A Idaron tem uma parceria forte com os produtores rurais, que são comprometidos com as ações de defesa animal, que reflete nos avanços na sanidade dos animais que tivemos ao longo dos anos”, diz o gerente.
Para o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, a auditoria é importante para aferir se o Estado pode ou não buscar o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. “Rondônia tem um dos melhores serviços veterinários do país, atestado pelo próprio Ministério. Agora estamos na expectativa do resultado da auditoria, porque vai ser o pontapé para o Estado buscar o status”, conclui.
Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia
31/07/2026 : SAMU socorre mulher grávida e outra vítima após colisão entre motocicletas na Av. JK em Ariquemes – VÍDEO
31/07/2026 : Força Tática apreende motocicleta adulterada e conduz suspeito à UNISP em Ariquemes – VÍDEO
31/07/2026 : Colégio Tiradentes realiza Piquenique Literário e incentiva alunos do 6º ano ao hábito da leitura – VÍDEO
31/07/2026 : Ação da Polícia Civil resulta na prisão de suspeito de roubo a residência em Ariquemes – VÍDEO
31/07/2026 : Comandante do 7º BPM fala sobre as ações da Polícia Militar no combate ao crime organizado Ariquemes – VÍDEO
31/07/2026 : PATAMO do 7º BPM de Ariquemes cumpre Mandado de Prisão e apreende arma e munições na zona rural – VÍDEO
30/07/2026 : Polícia Militar recupera motoneta com registro de furto ou roubo ao lado de borracharia em Ariquemes – VÍDEO
30/07/2026 : AMOTA passa a atender em novo telefone e lança aplicativo Moto Já para mototáxi em Ariquemes – VÍDEO
30/07/2026 : Há mais de 40 anos o Lar Fraterno da 3ª Idade atende pessoas idosas no município de Ariquemes – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus