Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Com o tema “Drogas, o Caminho para a Morte”, a Polícia Civil do Estado de Rondônia lançou nesta quarta-feira (23) uma campanha de conscientização ao não uso de drogas ilícitas e combate ao tráfico de entorpecentes. Foram realizados pit stops em nove pontos estratégicos de Porto Velho, com distribuição de material educativo. O diretor-geral da Polícia Civil, delegado Elizeu Muller, disse que a campanha é um quebra de paradigmas, “pois a polícia está trabalhando para prevenir que o cidadão enverede por esse caminho”, afirmou.
O delegado Elizeu Miller disse que a campanha será contínua. Em um segundo momento irá trabalhar a conscientização nas escolas e nas faculdades. “Esse trabalho vem sendo desenvolvido dentro do conceito de polícia comunitária”.
Muller disse que 95% dos crimes que ocorrem no Brasil tem como plano de fundo a droga. A pessoa transgride a lei, traficando a droga, e quem consome passa a praticar crimes para manter o vício e isso acaba desagregando o indivíduo da família e da sociedade.
Segundo o Relatório Brasileiro Sobre Drogas (2009), Rondônia aparece entre os estados que apresentava as maiores taxas da Região Norte. Segundo dados da Superintendência de Estado de Políticas Sobre Drogas (Sepoad), Rondônia tem atualmente 679 mil pessoas em risco potencial de drogas (37,99%) do total brasileiro. E é o 7º estado brasileiro em consumo de bebidas alcoólicas (25,9%).
A campanha conta com a parceria da sociedade civil organizada. Sebastião Walter Santana ressaltou a importância de se trabalhar a prevenção ao uso de drogas ilícitas, “porque só prender não resolve, pois o cidadão entre ruim e sai pior”, afirmou.
O coordenador da Casa Gileade, Lucas Emanoel Vieira Silva, disse que o tráfico de drogas em Rondônia é uma realidade constante e muitas pessoas acabam entrando nesse universo e acabam perdendo a liberdade, a dignidade e muitas vezes a própria vida. A Casa Gileade trabalha com recuperação de dependentes químicos, hoje a instituição tem 60 homens e 20 mulheres, tentando deixar o vício.
A população aprovou a iniciativa da Polícia Civil. O estudante Atair Lopes disse que a prevenção é muito importante, pois o tráfico e o consumo de drogas é uma realidade na sociedade e atinge pessoas de todas as classes sociais.
Francisco Prestes, funcionário do Correios, também elogiou a campanha e destacou o alto índice de violência que advém principalmente de quem está na ponta que é o viciado, que passa a roubar e até matar para conseguir dinheiro para sustentar o vício.
Qualquer pessoa pode ajudar a Polícia ligando para o 197 e repassando as informações. A identidade da pessoa que ligou será mantida em sigilo e todas as denuncias serão investigadas.
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia
17/09/2026 : SAMU socorre vítima de colisão entre motos na Av. JK próximo à sapataria em Ariquemes – VÍDEO
17/09/2026 : Dois irmãos morrem afogados e são localizados por Bombeiros no Rio Jamari no bairro Mutirão em Ariquemes – VÍDEO
17/09/2026 : PTRAN recupera motoneta com registro de furto durante patrulhamento no Bairro Jardim Primavera em Ariquemes – VÍDEO
16/09/2026 : Colisão lateral entre carro e caminhonete deixa vítima fatal presa em ferragens no KM–557 da BR–364 – VÍDEO
16/09/2026 : Semana da Pessoa com Deficiência é encerrada com confraternização e inclusão na Chácara Vanvera – VÍDEO
16/09/2026 : Colisão entre carro e caminhão leiteiro deixa vítima fatal na BR–421 em Ariquemes – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus