Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
Muitas pessoas me perguntam como suporto ouvir durante horas todos os dias os pacientes descarregando seus problemas psíquicos em uma avalanche de emoções e sentimentos, questionando se eu fico muito cansado, se levo os problemas para casa, se me identifico com as queixas ou se me deixo influenciar por elas. Estas perguntas eu mesmo já me fiz em algum momento e a única resposta que encontrei foi que: A PSIQUIATRIA É O MEU SINTOMA.
Como assim? Sintoma? Não há explicação lógica para trabalhar com o tipo de sofrimento mais doloroso que o ser humano pode enfrentar. Sofrimento que às vezes é negligenciado pela própria família, pelo ambiente de trabalho, pela sociedade em geral e até mesmo pelo próprio paciente. Quantas vezes algum paciente em seu máximo de sofrimento psíquico deixou de procurar o Psiquiatra por negar que tenha algum problema emocional ou por considerar pejorativo consultar-se com o profissional adequado tendo que lidar com o estigma de procurar o “médico de doido”? Este estigma social também seria um agravante na minha profissão mas faz parte do meu sintoma também. Qual o motivo?
No entanto, foi a medicina que me deu as ferramentas para entender as pessoas que foram elas mesmas. No atendimento clínico já conseguia perceber o forte componente emocional dos sintomas .A partir deste momento passei a entender meus dramas, meus medos e minhas emoções, entendendo paralelamente os meus pacientes.
Diante de tudo isto, me transformei em uma pessoa que sente prazer em ouvir a dor existencial humana, pois percebi que poderia ajudar as pessoas com um pequeno gesto de atenção à sua dor, dando suporte técnico no andamento do quadro e levando o paciente a uma situação de bem estar emocional que está cada dia mais difícil na atualidade.
Meu sintoma é a Psiquiatria talvez porque eu não tolere o sofrimento psíquico mascarado em outros sintomas. Vocês podem me perguntar se eu quero me tratar deste sintoma de ser Psiquiatra, posso responder que no momento ele é um suporte que trago para sustentar minha estrutura e que espero continuar com esta “doença” pela eternidade, pois os pacientes também são meus aliados nesta jornada e o apoio psíquico que ofereço tem ressonância em minha própria jornada.
Fonte: Dr. Valdemar Cavalcante
02/08/2017
01/07/2025 : PRODUTO DE ROUBO FURTO – Polícia Militar localiza motoneta Biz abandonada na Av. JK em Ariquemes – Vídeo
01/07/2025 : Gazin inicia Campanha Pintando 7 em prol da APAE de Ariquemes – Vídeo
01/07/2025 : “Ponto cego” pode ter causado acidente entre carro e moto na T–28 em Ji–Paraná – Vídeo
01/07/2025 : PONTE DE CANDEIAS FICOU FECHADA – Interdição ocorreu para reforma da via no último fim de semana – Vídeo
01/07/2025 : PASSAGEM NO LOCAL – Rapaz de 24 anos faleceu após bater de motocicleta em poste na Av. Machadinho – Vídeo
01/07/2025 : Rapaz de 24 anos faleceu após bater de motocicleta em poste na Av. Machadinho em Ariquemes – Vídeo
01/07/2025 : Homem é socorrido com vísceras expostas após esfaqueamento no TB–40 Sul em Ariquemes – Vídeo
01/07/2025 : Confúcio Moura entrega mais equipamentos para o Centro de Empreendedorismo de Ariquemes – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus