Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

O trabalho de implantação da ferramenta Observatório do Desenvolvimento Estadual (ODE), onde mais de um milhão de informações relacionadas ao Estado de Rondônia estarão disponíveis a qualquer cidadão por meio de uma plataforma web, teve o acompanhamento do governador Confúcio Moura nessa segunda-feira (22) durante reunião entre o secretário estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, coordenadores do projeto no âmbito da Sepog e o representante da empresa responsável pela implantação do sistema, Fausto Fonseca, TOQ-Soluções.
O projeto foi inicialmente idealizado a partir da institucionalização da Política Estadual de Desenvolvimento Regional (PEDR) com o objetivo de melhor monitorar e avaliar os planos, programas e ações desta política por meio do intercâmbio de informações com os demais órgãos, entidades da administração indireta, organizações da sociedade civil, municípios, entre outros.
Durante a reunião, George Braga explicou os ganhos que o estado passa a ter com a implantação do Observatório e as diversas possibilidades da utilização das informações pelos cidadãos e gestores. Entre elas está a realização de projeções e simulações do comportamento da economia estadual durante os intervalos das divulgações de dados oficiais do Instituto Brasileiro de Estatísticas (IBGE), por exemplo.
Ele também lembrou que será possível o cruzamento de dados gerando informações que respondam às questões de potencialidades de Rondônia e que possam atrair investimentos. “As informações também podem direcionar atos de gestão servindo como base na tomada de decisões, além de auxiliar a comunidade científica na realização de pesquisas”, complementou Braga.
Para Confúcio Moura, além de toda capacidade informativa do portal, o sistema deve funcionar também como um filtro da verdade, com informações mais transparentes possíveis. “Temos que ser francos, pois a plataforma ficará disponível à população e servirá até como aspecto crítico. As escolas, por exemplo, devem estar listadas, com suas respectivas fotos, informações de últimos investimentos e demais dados que possam embasar um diagnóstico e fundamentar as principais necessidades. Assim deve ser em todas as áreas com informações de economia, agronegócio, serviços, população, indicadores sociais, entre outros”, ponderou o governador.
A parceria e o trabalho conjunto entre os órgãos foram apontados como um dos aspectos mais importantes para o sucesso da plataforma que, segundo Fausto Fonseca, deverá estar com sua primeira versão pronta em 90 dias. “O trabalho de localização e levantamento de dados junto às instituições já foi iniciado junto com a coordenação da Sepog para que posteriormente possamos trabalhar os indicadores”, destacou o representante da TOQ – Soluções.
Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
20/12/2025 : Gratidão a Deus: Secretaria de Saúde viabiliza cirurgia de catarata para Silmara Melgaço
19/12/2025 : Moradora de Ariquemes precisa de sua ajuda com urgência para não ficar cega – Vídeo
19/12/2025 : Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
19/12/2025 : Prefeitura de Ariquemes realiza entrega de 1200 implantes subdérmicos na UBS do Zona Sul Ariquemes – Vídeo
19/12/2025 : MEGA RECUPERAÇÃO: Cinco motocicletas são recuperadas escondidas em matagal em Cacoal – Vídeo
19/12/2025 : Campanha Zera Dívida da Águas de Ariquemes é até 31/12 com descontos de até 80% – Vídeo
19/12/2025 : Após colisão na lateral de veículo, motociclista é socorrido pelo SAMU na Av. Tancredo Neves em Ariquemes – Vídeo
19/12/2025 : Mulher é socorrida após colisão com motocicleta que atropelou cachorro no Setor Rota do Sol em Ariquemes – Vídeo
19/12/2025 : Entrevista com o Presidente da Câmara de Vereadores de Ariquemes Filipe Rozique – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus