Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
Pequenos comerciantes que atuam nas imediações do terminal rodoviário de passageiros de Ariquemes, que tiveram mercadorias apreendidas pela Receita Federal durante a Operação Jamari, realizada no início deste mês, foram recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e pelo deputado estadual Geraldo da Rondônia (PSC).
O encontro, na manhã desta terça-feira (16), serviu para os comerciantes relatarem as dificuldades que estão enfrentando, com a perda da mercadoria apreendida, além do temor de serem processados por crime de descaminho, que rende uma punição de um a quatro anos de reclusão.
"São pessoas simples, que atuam no chamado camelódromo municipal, mas que possuem uma associação, têm alvará da prefeitura e mercadorias com nota fiscal. Mas, que foram surpreendidos com a ação, de forma arbitrária, a meu ver, sem dar a eles sequer o direito de apresentarem os documentos. Foi tudo sendo jogado em sacos e apreendido", disse Geraldo, que provocou o encontro com o presidente da Assembleia, e tem se posicionado em defesa dos camelôs.
"Como a mercadoria foi apreendida, o passo agora é constituir um advogado e buscar reaver o material, desde que vocês tenham nota fiscal que comprovem a origem. O que estiver ao nosso alcance, contem com o nosso apoio. Vocês estão trabalhando dignamente e merecem ser tratados com respeito, mas sempre alertando que é preciso se atentar para as leis vigentes no País", explicou Maurão.
Relatos dos comerciantes
Raimundo Dias da Costa conta que comercializa há 21 anos e que esta foi a primeira vez que teve mercadoria apreendida pela Receita Federal. "Estava trabalhando normalmente, defendendo o pão. Não cometemos crimes, estávamos trabalhando e eles chegaram e nem perguntaram nada, foram jogando tudo dentro do saco e nem nos deixaram apresentar documentos ou argumentar. Como trabalhador, me senti humilhado", disse.
Celina Silva Rocha é presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Ariquemes (Avaaron). Ela informou que, no local das apreensões, 42 comerciantes cadastrados na prefeitura atuam há anos. "Estamos todos assustados, com medo de novas operações e também com a ameaça de processos. Somos pessoas simples, que trabalhamos nas ruas para sobreviver e não temos como nos defender. Somos trabalhadores que de uma hora para outra, viramos bandidos", relatou.
ALE/RO - DECOM – Eranildo Costa Luna
Foto: Gilmar de Jesus
12/09/2025 : Família sorteia novilha para custear cirurgia após acidente de trabalho em Ariquemes – Vídeo
12/09/2025 : SAMU de Ariquemes recebe 2 ambulâncias e R$ 700 mil em emenda do deputado Alex Redano – Vídeo
12/09/2025 : Morador de Vilhena vai até a Motomil Suzuki de Ariquemes para conquistar sua tão sonhada moto – Vídeo
12/09/2025 : SAMU socorre motociclista após colisão com carro na Av. Tucano no Setor 09 em Ariquemes – Vídeo
12/09/2025 : Mototaxista sofre grave acidente e fica inconsciente ao passar por quebra–molas na T–26, em Ji–Paraná – Vídeo
12/09/2025 : Motociclista inabilitado arrebenta lateral de carro em colisão no Parque dos Pioneiros, em Ji–Paraná – Vídeo
12/09/2025 : Careca do INSS é preso! – LIVE: ESTAMOS NO AR! PROGRAMA BRONCA DA PESADA
12/09/2025 : Prefeitura de Ariquemes leva serviços sociais ao Setor 11 com mais uma edição do Cadastro Único Itinerante
11/09/2025 : Unidade Móvel da SEMDES e Banco de Alimentos realizam ações nos bairros de Ariquemes – Vídeo
11/09/2025 : Ariquemense é um dos ganhadores do 4º Prêmio do RondonCap – 07/09/2025 – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus