Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

O projeto dos Núcleos Especiais Criminais de Resolução Consensual de Conflitos Relativos a Infrações de Menor Potencial Ofensivo (Necrim), a serem criados no âmbito da polícia judiciária, foi apresentado na manhã desta terça-feira (18) pela Polícia Civil de Rondônia, em solenidade no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Porto Velho, que contou com a presença de autoridades que compõem as instituições de segurança do Estado de Rondônia.
O delegado-geral da Polícia Civil, Elizeu Muller, disse que o projeto foi apresentado em 2013 para o então delegado-geral, Pedro Mancebo, que abraçou a ideia, hoje na fase de implantação. “O projeto irá possibilitar que a Polícia Civil se aproxime ainda mais do cidadão, além de diminuir a criminalidade”, afirmou Muller.
Segundo ele, a proposta é moderna e inovadora, e os países da Europa já fazem essas conciliações com resultado positivo que reflete diretamente na polícia judiciária e menos custos. A Polícia Conciliadora é uma filosofia que surgiu como evolução do modelo de Polícia Judiciária, mantendo o seu principal foco na prevenção, conciliação e pacificadora na solução de conflitos.
O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, Lioberto Ubirajara Caetano, disse que a secretaria tem que ser um agente facilitador para que as instituições policiais possam trabalhar para combater os crimes. “Temos que ter a medida certa para tratar os problemas”, afirmou Lioberto Caetano, fazendo referência ao Núcleo Especial Criminal, órgão que mediará audiências de conciliação em que vítima e agressor são convocados para que seja feito um acordo, resolvendo a questão e desafogando o Poder Judiciário.
O delegado e palestrante de São Paulo, Clóves Rodrigues da Costa, disse que o Núcleo Especial Criminal é uma ferramenta que possibilita um atalho na solução de conflitos em casos de crimes de menor potencial ofensivo, quando a pena é de até dois anos. O Estado de São Paulo é pioneiro na implantação do projeto, e em 90% das audiências os resultados são positivos. Com isso, a força de trabalho da Polícia Civil fica com maior disponibilidade para trabalhar as investigações de crimes mais complexos.
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
20/12/2025 : Gratidão a Deus: Secretaria de Saúde viabiliza cirurgia de catarata para Silmara Melgaço
19/12/2025 : Moradora de Ariquemes precisa de sua ajuda com urgência para não ficar cega – Vídeo
19/12/2025 : Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
19/12/2025 : Prefeitura de Ariquemes realiza entrega de 1200 implantes subdérmicos na UBS do Zona Sul Ariquemes – Vídeo
19/12/2025 : MEGA RECUPERAÇÃO: Cinco motocicletas são recuperadas escondidas em matagal em Cacoal – Vídeo
19/12/2025 : Campanha Zera Dívida da Águas de Ariquemes é até 31/12 com descontos de até 80% – Vídeo
19/12/2025 : Após colisão na lateral de veículo, motociclista é socorrido pelo SAMU na Av. Tancredo Neves em Ariquemes – Vídeo
19/12/2025 : Mulher é socorrida após colisão com motocicleta que atropelou cachorro no Setor Rota do Sol em Ariquemes – Vídeo
19/12/2025 : Entrevista com o Presidente da Câmara de Vereadores de Ariquemes Filipe Rozique – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus