25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
ÁGUAS DE ARIQUEMES

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Data: 12/04/2017 Compartilhe esta notícia

ARIQUEMES: Preço do IPTU revolta moradores que estão indo à Prefeitura pedir esclarecimentos - Vídeo

      Os moradores de Ariquemes estão indignados com o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) cobrado em 2017. Vários contribuintes estão se deslocando para a Prefeitura de Ariquemes, onde pedem esclarecimentos e também uma nova avaliação. O Vereador Renato Padeiro (PDT) acha que essa cobrança teria que ser cancelada. A assessoria de comunicação da Prefeitura agendou para essa quinta-feira, (13/04), uma entrevista no programa Bronca da Pesada, que vai ao ar a partir das 11 horas, com reprise às 20 horas pela TV do Povo – Canal 35, com o responsável da pasta para prestar esclarecimentos à sociedade. 

 Confira a primeira nota da Prefeitura.

Esclarecimentos sobre o IPTU

 

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ) vem a público esclarecer alguns pontos relativos ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2017.

1º O imposto é cobrado pela propriedade, sejam quantas tiver no terreno, o que na legislação tributária denominam-se UNIDADES. Se houver mais de uma unidade, ou propriedade num mesmo terreno, cada unidade será tributada. Isso facilita para quem tem inquilinos e o contrato de locação preveja a responsabilidade do pagamento para o locatário.

A impressão do imposto foi feita por unidades, o que não significa pagamento extra.

2º Os imóveis não edificados (terrenos vazios), no decorrer de 05 anos têm suas alíquotas majoradas em 2, 3, 5, 7 e 15%. Essa progressividade não era aplicada e passou a ser, sob pena dos gestores se responsabilizarem por denúncia de receita.

3º O IPTU não teve aumento. O que ocorreu foi o reajuste inflacionário anual de 6,58%. Esse percentual é calculado pelo valor venal do imóvel, e não no valor do Imposto pago no exercício anterior.

4º Os residenciais que passaram a ser cobrada a taxa de lixo, se justifica pelo fato desse serviço estar disponibilizado a partir do mês de abril.

Vale lembrar que o sistema de impressão pode falhar. Se por ventura houver discordância o contribuinte pode entrar em contato com o atendimento da prefeitura e solicitar nova avaliação do terreno, no que diz respeito ás unidades, bem como recalculo.  No entanto se no recalculo o imóvel ser avaliado a maior, o contribuinte não terá o direito de escolha no pagamento e deve permanecer o imposto maior. 

 

 

Data: 12/04/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
Novalar
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
Adubar no Site
moto mil
Café Bem Cedo 2
sobreira

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus