
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

O governo de Rondônia inaugurou nesta sexta-feira (10) o Centro de Ressocialização Machadinho do Oeste com a missão de transformar a unidade prisional em modelo nacional. Pela proposta, os apenados deverão se ocupar com trabalhos de marcenaria e ser oportunizados na formação escolar.
O governador Confúcio Moura atribuiu ao diretor Edson Velten Filho as tarefas de acolher os detentos com mais humanidade, de aparelhar o local para que os apenados desempenhem funções na recuperação e fabricação de mobiliário para as escolas estaduais e implantar ensino regular, por meio de parcerias, para que os apenados estudem e se formem.
“Não precisaríamos construir presídios se houvesse mais investimento na educação”, disse o governador Confúcio Moura, referindo-se à aplicação dos investimentos na área educacional em gestões governamentais passadas.
O governador destacou que o modelo das prisões brasileiras ainda é arcaico e remete ao exemplo do século 19, com ambientes superlotados e tratamento desumano aos apenados. “Para conhecer mais sobre presídios, bastam ler Castro Alves, Camões e Graciliano Ramos”, sugeriu.
“Felizmente mantemos o sistema em bom funcionamento se comparar com os momentos críticos em que vivem outros estados brasileiros. Houve a necessidade da construção deste Centro de Ressocialização”, declarou o secretário estadual de Justiça, Marcos Rocha.
O sistema prisional de Rondônia conta com oito novos centros para atender à demanda de adolescentes em conflito com a lei e adultos condenados pela Justiça. Dados da Sejus revelam que atualmente são mais de 11 mil pessoas presas no estado.
O Centro de Ressocialização inaugurado tem capacidade para abrigar 147 detentos em celas coletivas e individuais. Da cadeia pública de Machadinho do Oeste, 90 presos serão transferidos na próxima semana para o novo ambiente. O governo estadual investiu mais de R$ 10 milhões na estrutura. O evento inaugural foi prestigiado por autoridades estaduais, federais e municipais.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
19/08/2026 : 23 MORTOS: Ônibus envolvido em acidente levava pacientes de Ibituva/PR
13/08/2026 : PRF apreende mais de uma tonelada de drogas em fundo falso de caminhão na BR–364 em Porto Velho – VÍDEO
13/08/2026 : Motorista morre em grave acidente entre caminhonete e carreta na BR–364 – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus