
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

“Com a presença de 12 dos principais compradores de pescado do Brasil, o resultado não poderia ser outro se não o sucesso das negociações”. Foi o que afirmou um dos piscicultores, Francisco Hidalgo, na 3ª Rodada de Negócios do Tambaqui de Rondônia, que logo nos primeiros 20 minutos vendeu toda a sua produção de 2017: 200 toneladas durante evento realizado sábado (17), em Ariquemes.
Para o piscicultor Oscar Saaveda, de Trindad, no Departamento de Beni (Bolivia), eventos como a Rodada de Negócios promovida pela administração pública, além de promover intercâmbio entre os piscicultores e empresários e proporcionar novas expectativas de comércio para todos, também reflete positivamente nos outros países, pois mostra o capricho do governante com o seu estado, a preocupação com o seu povo e o desejo de ser grande, no sentido de driblar a crise, reagindo, investindo no agronegócio, gerando emprego e renda. “Por isso que Rondônia atrai os olhares do mundo inteiro”, destacou Oscar.
O piscicultor, que buscava a transferência tecnológica do melhoramento genético e da qualidade da água, além do acesso às empresas fornecedoras de insumos e comercialização para a pesca no Beni, disse que realizou as operações comercias com facilidade.
Segundo Saaveda, em janeiro representantes das empresas na área de tecnologia e sistema de gestão e processo de produção vão a Bolivia. “No Beni, a piscicultura é semi-intensiva e nós queremos mudar essa realidade buscando tecnologia e exportando a nutrição de Rondônia para produzir mais e com qualidade”, contou o boliviano.
O peruano Cristian Alarcan , além das novidades na área da tecnologia, também buscou empresas interessadas em instalar um frigorífico de peixes em seu País, e conseguiu o primeiro contato com um frigorífico de Ariquemes. Segundo ele, as propriedades rurais são pequenas, porém tem muitos produtores de peixe, e o frigorífico é fundamental para o avanço da piscicultura no Peru.
O governador Confúcio Moura destacou a importância da realização de feiras para fortalecer o vínculo comercial entre piscicultores e empresários.
Durante o evento, o embaixador Samuel Nuuyona, da República de Namíbia, País da Africa do Sul, elogiou o sabor do peixe de Rondônia. “É divino, suculento e saboroso. Um presente dos deuses”. Ele também destacou o interesse do País na tecnologia utilizada nos campos da piscicultura, agricultura e mineração, e no intercâmbio turístico com o estado.
“Apresentei ao governador Confúcio a proposta de parceria entre a Namíbia e Rondônia nas áreas de turismo e piscicultura, e o convidei para conhecer meu País”, assinalou.
O embaixador disse que comeu o tambaqui assado, pintado e pirarucu ao molho e também experimentou doces de cupuaçu e graviola. Samuel também
Segundo o embaixador, a visita em Rondônia foi produtiva e promissora. “No Norte do País a terra é muito produtiva, e essa troca de experiência com Rondônia é essencial ao processo de desenvolvimento econômico e social de Namíbia”, avaliou.
Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
02/04/2026 : Alunos da APAE comemoram a Páscoa com entrega de ovos de chocolate e apresentações – Vídeo
02/04/2026 : Motociclista fica ferida após queda ao colidir com cachorro na Av. Diamantes em Ariquemes – Vídeo
02/04/2026 : FUTURO SUSTENTÁVEL – Trilha Ecológica no Parque Ariquemes inspira consciência ambiental em jovem – Vídeo
02/04/2026 : Ganhadora do RondônCAP de Ariquemes – 29/03/2026 – Vídeo
02/04/2026 : SAMU socorre motociclista com fratura e ciclista após colisão na RO–421 em Ariquemes – Vídeo
01/04/2026 : SENAI abre vagas para cursos gratuitos de Aprendizagem Básica e Técnica para jovens de 14 a 23 anos – Vídeo
01/04/2026 : PC de Ariquemes apreende mais de 39 kg de Skank e prende 2 elementos e 1 mulher – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus