Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Basta começar o período de inverno amazônico, quando as chuvas são frequentes, para perceber nas áreas urbanas das cidades o aparecimento de animais peçonhentos, aqueles que possuem capacidade de injetar veneno no corpo humano. De acordo com a médica veterinária da Divisão de Fauna da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Márcia Gomes, neste período do ano os animais surgem nas residências em busca de abrigo e alimentação.
Eles procuram locais quentes e úmidos, e também são atraídos pelas presas. Nesta época, as aranhas estão em reprodução o que atrai as cobras. Já os escorpiões estão à procura de baratas. Segundo a médica veterinária, os animais peçonhentos que costumam provocar mais acidentes no Brasil são abelhas, aranhas, escorpiões, lagartas e cobras, destes, em Rondônia prevalecem os acidentes com cobras, aranhas e escorpiões.
‘‘Acidentes com abelhas e lagartas não são tão comuns porque o contato geralmente acontece na natureza. Raros são os casos que ocorrem na cidade. Porém, é importante destacar que as abelhas são atraídas por cheiros e cores fortes, e também pelo barulho, então, por exemplo, se você utiliza uma roçadeira no quintal, isso é um atrativo para a abelha. Ainda têm casos como agora no final de ano que as pessoas querem reformam as residências e utilizam tintas com cheiro forte, não demora muito e já começam a aparecer algumas abelhas e marimbondos’’, destacou.
CUIDADOS
Para evitar problemas com os animais peçonhentos, a médica veterinária orienta como principal dica de prevenção a limpeza. ‘‘É preciso fazer a limpeza dos quintais, não deixar entulho amontoado e aparar a grama. Já dentro de casa, vede as frestas para evitar a entrada desses animais. Muitas pessoas já têm utilizado saquinhos de areia ou espuma nas portas para impedir o acesso’’, disse.
Também é possível reforçar os cuidados com dicas simples, mas que podem ajudar a evitar acidentes com esses animais. ‘‘Verifique ao usar calçado, quando for se vestir, usar tolhas ou lençóis, se há presença desses animais’’, orientou.
Caso haja acidente com algum animal peçonhento, a médica veterinária orienta como primeiros-socorros a limpeza com água e sabão, manter a calma, caso contrário, o veneno se espalhará mais rapidamente pelo corpo e é preciso procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível. ‘‘Não utilize fumo, café ou qualquer outra substância que não seja água e sabão no local da picada porque esses materiais podem levar à uma infecção’’, alertou.
As picadas de animais peçonhentos costumam provocar inchaço, vermelhidão, coceira e dor, mas dependendo do animal a vítima também pode apresentar diarreia, vômito, problemas renais e até diminuição da pressão arterial. A médica veterinária também fez um alerta para que não haja destruição em massa desses animais, pois ocupam papel importante no equilíbrio ecológico. Caso seja necessário fazer a retirada de algum animal peçonhento da residência, a Sedam está à disposição para fazer as recomendações.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ítalo Ricardo e Marcela Ximenes
Secom - Governo de Rondônia
30/07/2026 : IDARON intensifica ações após confirmar foco de raiva na região de Tarilândia
29/07/2026 : PRF em Rondônia cumpre 4 mandados de prisão em diferentes municípios do Estado
24/07/2026 : Confúcio Moura reforça apoio à apicultura para ampliar renda dos pequenos produtores
23/07/2026 : “Justiça foi feita”, diz Natan Donadon após TRE reconhecer elegibilidade para disputar eleições em Rondônia
21/07/2026 : Homem é mortO com golpe de faca após discussão familiar – LIVE: ESTAMOS NO AR! PROGRAMA BRONCA DA PESADA
17/07/2026 : Sorteio aproxima 1.456 famílias da casa própria em Ji–Paraná
15/07/2026 : MP denuncia 16 pessoas por sonegar mais de R$ 7 milhões em ICMS com venda irregular de gado em RO e MT
14/07/2026 : ANP intensifica fiscalização de combustíveis e Rondônia fica fora das ações
09/07/2026 : Polícia Federal deflagra Operação Reduto e investiga fraude em licitações, peculato e rachadinha em RO – VÍDEO
09/07/2026 : PF DEFLAGOU OPERAÇÃO SORTIDA VERTIS contra grupo criminoso voltado ao tráfico internacional de drogas – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus