Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
(8).jpg)
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), participou na manhã desta sexta-feira (7), no Palácio Rio Madeira, sede do governo do Estado, em Porto Velho, da quinta reunião do Fórum de Governadores do Consórcio Brasil Central.
Foi a segunda reunião na capital rondoniense do consórcio, formado por governadores de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB): do Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB); do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB): de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB); de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).
“Esta junção de forças dos Estados é importante para a construção de uma política comum, que possa aproximar os governos e integrar projetos e ações bem sucedidas, que devem ser aperfeiçoadas e implantadas de acordo com a realidade de cada um dos membros do Brasil Central”, destacou Maurão.
Os deputados estaduais Só Na Bença (PMDB) e Aélcio da TV (PP) também participaram do encontro. Entre os temas debatidos nesta sexta-feira, com a presença dos governadores, secretários de Estado, dirigentes de entidades públicas e privadas, entre outras autoridades, estão o combate à dengue, o aumento da capacidade produtiva e de renda e o fortalecimento de um mercado comum.
“Esta implantação de um mercado comum, com a criação de impostos unificados, é fundamental para que a região cresça e supere as diferenças fiscais e tributárias, com ganhos para quem compra e quem vende”, disse Confúcio.
Com uma reestruturação na política fiscal e tributária, Rondônia sairia ganhando na compra de fertilizantes do Mato Grosso, por exemplo.
“Hoje, o produto é adquirido em São Paulo, com um custo de frete alto. Comprando no estado vizinho, esse frete será reduzido e o produtor vai pagar menos. Ao mesmo tempo, o Mato Grosso vai arrecadar mais. Essa via de mão dupla é o que nos une e nos fortalece”, acrescentou Marconi Perillo, que preside o Fórum.
A aprovação de alterações nas leis estaduais que regulam o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), concomitantemente nos Estados que integram o Brasil Central, está sendo estudada e deverá ocorrer.
“Desde já, quero reforçar que a Assembleia Legislativa está à disposição para contribuir para a aprovação de matérias de interesse conjunto dos Estados, além de apoiarmos as ações do consórcio, que é pioneiro e já atrai a atenção de outros Estados e da União”, finalizou Maurão.
ALE/RO - DECOM - [Eranildo Costa Luna]
Foto: Marisvaldo José
13/02/2026 : TRÁFICO DE DROGAS: Entorpecente foi localizado com vítima de acidente de trânsito ocorrido em Rolim de Moura – Vídeo
13/02/2026 : Vídeo mostra colisão entre dois caminhões em cruzamento de Ji–Paraná – Vídeo
13/02/2026 : Volta às Aulas com Alegria e Inclusão! – Sorrisos na APAE Alunos Celebram o Retorno ás Atividades – Vídeo
13/02/2026 : Motociclista é socorrido pelo SAMU após cair na rotatória das avenidas Tancredo Neves e Guaporé, em Ariquemes – Vídeo
13/02/2026 : Casal fica ferido após colisão entre moto e carro na Avenida Jamari em Ariquemes – Vídeo
13/02/2026 : Emenda garante recursos para implantação do transporte coletivo gratuito em Ariquemes
13/02/2026 : Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO–144
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus