
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) criou o Cadastro Digital de Obras. Uma ferramenta que possibilita a qualquer cidadão ter acesso a todas as informações referentes às obras contratadas pelo órgão nos últimos cinco anos.
Segundo o diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, o sistema, além de promover a transparência nas ações do órgão, ainda é uma ferramenta de controle e gestão. “Por meio do Cadastro Digital de Obras, tanto o cidadão como os gestores e técnicos que atuam na política pública de Infraestrutura e Serviços Públicos, tem acesso ao demonstrativo financeiro, onde consta o valor do contrato; a empresa contratada; o objeto do contrato; o município onde a obra está sendo executada; status da execução e prazo de entrega da obra”, explica.
Além das informações pertinentes a cada contrato sob a administração do DER, o sistema traz ainda dados geolocalizados dos contratos e o mapa de pavimentação urbana, onde o cidadão poderá acompanhar o andamento das obras de pavimentação dos 50 municípios atendidos pelo Projeto Asfalto Bom.
Algumas das principais obras cadastradas no sistema são: pavimentação da RO 257; Anel Viário de Ji-Paraná; os convênios do Fundo para infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha), recursos repassados aos municípios que podem ser aplicado na recuperação das estradas municipais, construção e recuperação de pontes, compra de máquinas, equipamentos, peças e combustível, e também pode ser usado na construção de casas populares.
O Sistema foi criado pela dupla de arquitetos urbanistas do DER José Augusto e Naiara Terra, com um custo zero para o Governo do Estado e atende ao Termo de Ajuste de Gestão, que o departamento assinou junto ao Tribunal de Contas do Estado com o objetivo de melhorar o acompanhamento e fiscalização das obras desenvolvidas pelo órgão.
O sistema pode ser acessado por meio da página do DER no Portal do Governo, no ícone “Cidadão“.
Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Reprodução
Secom - Governo de Rondônia
19/08/2026 : 23 MORTOS: Ônibus envolvido em acidente levava pacientes de Ibituva/PR
13/08/2026 : PRF apreende mais de uma tonelada de drogas em fundo falso de caminhão na BR–364 em Porto Velho – VÍDEO
13/08/2026 : Motorista morre em grave acidente entre caminhonete e carreta na BR–364 – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus