25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Data: 13/06/2016 Compartilhe esta notícia

Inaugurado em Cacoal sistema de videomonitoramento

Representando o governador Confúcio Moura, o delegado Antonio Carlos dos Reis, Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, destacou a iniciativa da Polícia Militar de assumir a responsabilidade e abraçar os serviços de videomonitoramento, na cidade. Ele lamentou pelos dias difíceis em que vivemos, haja vista que as leis não controlam os meios sociais, “e que reacendem as mazelas para os serviços de segurança”. Só com o empenho de todos é que a sensação de segurança possa melhorar. Segundo ele, tem que haver mudanças em nossos sistemas legais, mas também na valorização do profissional.

 

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Ênedy Dias de Araújo, essa nova ferramenta implantada demonstra a preocupação em aprimorar o policiamento realizado e atender aos anseios sociais, a fim de manter a convivência em comunidade pautada em relações mais harmônicas e fraternas.

Polícia Militar está presente em todos os 52 municípios de Rondônia, e ainda em 34 distritos. Podemos dizer que é a instituição que está mais ramificada e presente em todo o Estado e Cacoal tem se destacado, principalmente na prevenção dos crimes. O videomonitoramento vem para fortalecer o serviço da Polícia Militar na cidade”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias.

Ele explicou que com a materialização do projeto, se aplica a filosofia de Polícia Comunitária, onde se dá a participação da comunidade, e Cacoal é um exemplo. Segundo o comandante da PM, o município se destacou no ano passado como o que conseguiu diminuir o índice de ocorrências, os resultados foram positivos. Isto cabe, disse ele, a cada policial militar e apoio do judiciário, ministério público, e todos os demais segmentos sociais. Agradeceu ao final ao poder Judiciário, a Assembleia Legislativa, a prefeitura local, ao Sicoob, Conselho de Segurança, Associação Comercial e todos que participaram na conclusão e aplicação desta “ferramenta tão importante para a segurança de todos”.

Recursos

De acordo com o tenente coronel PM Paulo Sergio Gomes Sityá, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Cacoal, o videomonitoramento se tornou realidade, graças a comandos anteriores e constituindo em mais uma arma de combate à criminalidade. “Um sonho realizado de muitas pessoas que acreditaram que este dia chegaria para um avanço significativo na melhoria da segurança pública do município de Cacoal”.

Ele explicou que o sistema consiste em um Centro de videomonitoramento que coordena um sistema de vigilância com o emprego das tecnologias de informação, realizado por meio de câmeras e operado por policiais militares devidamente qualificados. Essa ferramenta tem como enfoque a evolução da segurança pública no município de Cacoal-RO, colocando-a em novo patamar de desenvolvimento.

Com recursos iniciais de R$ 400.000,00 disponibilizados pelo Poder Judiciário e aporte de R$ 50.000,00 realizado pelo Sicoob, o sistema terá de início 10 câmeras e, ao final o sistema contará com 26 câmeras.

Alcance

Um dos idealizadores dos projetos de videomonitoramento em vários municípios do Estado, coronel PM Gonçalves, atual corregedor geral da PMRO, disse que os equipamentos se destacam pelo longo alcance do zoom, que permite a captura de imagens a 1.800 metros de distância. Outra qualidade é a captura nítida de imagens noturnas.

 

O tenente PM Ronnie Piterson, responsável pela implantação do projeto na cidade, observou que os estabelecimentos comerciais, instituições financeiras, lotéricas, praças públicas, e todas as vias de entradas e saídas da cidade serão monitoradas. O sistema será  utilizado como suporte ao Policiamento Ostensivo, executado pela Policia Militar, como também será utilizado para auxiliar a Polícia Civil, o Ministério Público e Poder Judiciário em ações criminais, pois as imagens serão todas gravadas em qualidade “Full HD”.

Parceiros

A implantação do sistema contou com a participação de colaboradores, como: Associação Comercial e Industrial de Cacoal, Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal, Conselho Comunitário Municipal de Segurança e SICOOB.

 

http://www.pm.ro.gov.br/

Data: 13/06/2016 Compartilhe esta notícia
 
 
moto mil
Café Bem Cedo 2
Tigrão Veículos
LORYAL
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Novalar
sobreira
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus