Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa Lobos, de Ariquemes, será transformada no primeiro Centro de Estudo Tecnológico da região Norte. A ordem de serviço para a reforma e ampliação, no valor de R$ 3.849 milhões, foi assinada pelo governador Confúcio Moura nessa segunda-feira (16), em solenidade no pátio da escola, com a presença de mais de mil pessoas – entre a comunidade escolar e autoridades de toda a região do Vale do Jamari.
A escola será adaptada dentro de um conceito arquitetônico para atender aos alunos no novo sistema de educação que integrará o Ensino Médio e o Técnico. Entre eles, a construção de um auditório com camarins, sala de som, estúdio para gravação de som e vídeo e sala de controle para 200 pessoas, um mini auditório, seis laboratórios (um de ciências e química, um de matemática e física, um de música e quatro de informática básica e avançada), além de um refeitório com cozinha e depósito.
Também será construído um novo bloco administrativo com sala da direção, secretaria, grêmio, conselho escolar, recursos de auto habilidades, almoxarifado, sala de manutenção, sala de cópias e banheiros para funcionários. Os alunos ainda vão ganhar mais uma quadra poliesportiva coberta. A previsão é que o obra fique pronta em um ano.
Em comemoração, os alunos do coral “Viva a Música” cantaram o hino “Heitor Villa Lobos” e interpretaram a música de autoria de Luiz
Gonzaga “Xote das meninas” para o governador Confúcio Moura e as autoridades presentes. O governador também recebeu homenagens dos professores e alunos pelo seu aniversário.
A escola Heitor Villa Lobos atualmente atende em três turnos a 1.700 alunos, dos quais 330 são do 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental; e 1.370 do 1º ao 3º anos do Ensino Médio. O novo sistema de educação vai integrar o Ensino Médio e o Técnico, porém os alunos do Ensino Fundamental, se desejarem, permanecerão até a conclusão de uma das modalidades, conforme a vice-diretora, Maria Zenaide Gambarti.
O diretor Gildo Ivo Batisti lembrou a importância histórica da escola, que foi uma das primeiras a atender à população de Ariquemes. “Há 35 anos fazendo educação de qualidade. Agora é um novo ciclo na história da educação de Ariquemes, com o Centro de Educação Tecnológico Heitor Villa Lobos”.
Ele ainda informou que não haverá comprometimento do ano letivo, pois os alunos serão remanejados para lugares apropriados para que as aulas aconteçam durante as obras.
O secretário adjunto da Educação, Márcio Félix, destacou o investimento do governo na área de educação nos 52 municípios e disse que Rondônia está passando por transformações importantes. “Os jovens devem aproveitar todas as oportunidades que vão surgindo para que possam enriquecer o currículo, principalmente quando se trata de cursos profissionalizantes”.
De acordo com o governador, Ariquemes será a terceira cidade do Brasil a ter um centro de educação tecnológica de referência. “Somente no Recife e Rio de janeiro existe essa nova modalidade de ensino”, frisou Confúcio, ao assinar a ordem de serviço.
Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Escola Heitor Villa Lobos
13/02/2026 : TRÁFICO DE DROGAS: Entorpecente foi localizado com vítima de acidente de trânsito ocorrido em Rolim de Moura – Vídeo
13/02/2026 : Vídeo mostra colisão entre dois caminhões em cruzamento de Ji–Paraná – Vídeo
13/02/2026 : Volta às Aulas com Alegria e Inclusão! – Sorrisos na APAE Alunos Celebram o Retorno ás Atividades – Vídeo
13/02/2026 : Motociclista é socorrido pelo SAMU após cair na rotatória das avenidas Tancredo Neves e Guaporé, em Ariquemes – Vídeo
13/02/2026 : Casal fica ferido após colisão entre moto e carro na Avenida Jamari em Ariquemes – Vídeo
13/02/2026 : Emenda garante recursos para implantação do transporte coletivo gratuito em Ariquemes
13/02/2026 : Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO–144
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus