25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
ÁGUAS DE ARIQUEMES

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Data: 07/03/2016 Compartilhe esta notícia

Ariquemes: Semaic ensina agroindústria a produzir composto orgânico

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) do Município de Ariquemes, esteve na propriedade da Agroindústria Cana Verde, localizada na LC55, na BR364, para oferecer uma mostra de como se produzir seu próprio composto orgânico, voltado para agricultores familiares daquela região e adjacências.

A agroindústria de derivados da cana é credenciada pelo Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária (Prove) e chega a produzir mais de 2,5 mil rapaduras e 4 mil litros de caldo de cana por mês, de acordo com o produtor José Martins. A matéria prima é cultivada de forma orgânica. 

Conforme o técnico agrícola da Semaic, e coordenador do PROVE, Elio Kreuzberg, para produzir o composto, não é necessário de uma grande área. O tamanho mínimo ideal para uma pilha de composto orgânico é de 1 metro cúbico. Se tiver menos do que isto, a pilha poderá não acumular calor suficiente, energia essencial para que o processo se desenvolva de maneira satisfatória. Composto orgânico é uma forma de levar ao solo uma necessidade de uma planta que o solo não tem. " Uma maneira de saber disso é através de uma análise de solo laboratorial, e outra forma é observar o solo de sua propriedade, cada planta que existe indica a necessidade de um determinado solo. Duas camadas de material vegetal e uma de dejetos animais. Para se ter um adubo equilibrado, necessita-se de ter de 60% a 70% de material vegetal e de 30% a 40% de material animal", explicou. 

Segundo o técnico, quando o solo é coberto pelo composto, você esta colocando uma grande quantidade de matéria orgânica. Este material vai estimular e desenvolver os microorganismos benéficos do solo, que irão lentamente liberar nutrientes para as plantas, dando a elas aquilo que necessitarem. "A maravalha da madeira possui 800 partes de carbono para uma de nitrogênio. Dentro desta composição, ela é bastante rica em potássio. Já o esterco do animal, tem 18% de carbono para um de nitrogênio. Quando faço essa junção eu realizo o equilibrio para a necessidade deste solo.Quanto mais material vegetal, mais rico esse composto será", exemplificou o técnico Elio Kreuzberg. 

Todo material verde, tenro e fresco é rico em proteínas, como por exemplo, a grama recém roçada, brotos, cascas de frutas, restos de comida. " Estamos aqui para ensiná-los a produzir seu próprio adubo e natural e orgânico, pois é uma forma de economizar. Hoje se formos a uma loja e comprar adubo, a pessoa que está lá muitas vezes não tem informação, mas tem a necessidade de vender. Com os produtos que vocês têm aqui conseguem produzir de 10 a 12 toneladas por ano. Vou deixar para vocês também uma planilha de cálculo", ressaltou.

 

ariquemes.ro.gov.br

 

Data: 07/03/2016 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Novalar
Adubar no Site
moto mil
Café Bem Cedo 2
Tigrão Veículos
LORYAL

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus