
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a primeira vacina contra a dengue no país. A decisão, publicada no "Diário Oficial" da União nesta segunda-feira (28), é o passo inicial para a comercialização do produto no Brasil.
A vacina da multinacional francesa Sanofi Pasteur já recebeu o aval de agências reguladoras no México e nas Filipinas. Aqui, a expectativa é que ela esteja disponível para o mercado privado no prazo de três meses. Com três doses, a vacina é destinada ao público entre 9 e 45 anos de idade e tem taxa de proteção de 60% para pessoas dessa faixa etária.
A eficácia foi considerada "baixa" pelo presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa –especialistas ainda têm ressalvas quanto ao prazo das doses, aplicadas a cada seis meses. Sheila Homsani, diretora médica da Sanofi Pasteur, destaca que a vacina tem eficácia de 93% em casos graves e diminui em até 80% os casos de internação.
A diretora da Sanofi Pasteur ainda pondera que 70% dos casos de dengue no país ocorrem entre a população contemplada na vacina. O que ocorre é que crianças e adultos acima de 60 anos são grupos mais vulneráveis, com maior número de casos graves.
"Quando uma pessoa é picada, nem sempre ela tem sintomas, mas está com o vírus circulando no sangue. Quando um mosquito pica de novo, pega o vírus e transmite pra outra pessoa. Quando a gente vacina 20% da população, a proteção se estende para 50% da população. São modelos matemáticos de transmissão, já comprovados. E essa é uma faixa [etária] que viaja muito. Se a gente vacinar esse grupo, vamos proteger os pequenos e maiores de 60 anos."
PREÇO
A definição do preço da vacina é feita pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) e, segundo ponderou Homsani, vai depender da estratégia adotada pelo governo federal para oferta do produto à população. Neste mês, o ministro Marcelo Castro (Saúde) argumentou que o custo é visto como um "problema".
"O custo é bastante elevado. Uma dose custa em torno de 20 euros [R$ 84]. Com uma população de 200 milhões de habitantes, isso fica inviável", disse, na ocasião. Uma ideia inicial, disse o ministro, seria oferecer a vacina para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, "porque é um público que se movimenta muito".
"O preço vai depender da estratégia de implantação que o governo vai adotar. Se vai colocar no calendário público e para quem", diz a diretora da Sanofi Pasteur. Ela destaca que a multinacional tem uma capacidade de produção anual de 100 milhões de doses. "Não há vacina para todos."
A médica, no entanto, pondera que independentemente da comercialização do produto, a população deve se manter alerta ao combate do mosquito. "A vacina não protege contra zika e chikungunya, só contra dengue. Se as pessoas continuarem a manter água no vasinho, e o mosquito se proliferar, vamos continuar tendo casos de zika e chikungunya. Nossa preocupação é que as pessoas relaxem [no combate], e isso não pode".
Fonte: Folha UOL
29/06/2026 : Bombeiro militar salva bebê de dois meses e evita tragédia após surto psicológico da mãe em PVH
29/06/2026 : Projeto Idoso Feliz traz qualidade de vida para a terceira idade em Ariquemes – VÍDEO
29/06/2026 : Forte atuação do 7º BPM garante queda dos índices de criminalidade em Ariquemes – VÍDEO
29/06/2026 : Bombeiros socorrem mulher após colisão de motos na Rua Rio Negro, em Ariquemes – VÍDEO
29/06/2026 : ARIQUEMES: Nota De Pesar Carlos Roberto de Soares
27/06/2026 : Entrevista com Dr Mauro Santos, pré candidato a Deputado Federal – VÍDEO
27/06/2026 : Polícia Militar recupera motocicleta furtada há quase três anos e prende suspeito por receptação – VÍDEO
27/06/2026 : Operação do BPTAR desarticula esquema de entrega de drogas e apreende maconha, ecstasy e dinheiro – VÍDEO
27/06/2026 : Já começou o Arraiá da Piquiá em sua 11ª Edição e vai até sábado, 27/06 – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus