
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Solicitação de recursos para o custeio das cirurgias eletivas no Estado de Rondônia, o credenciamento do Hospital de Câncer da Amazônia para instalação do acelerador linear e a destinação de recursos para o custeio da Central de Hemodiálise de Ariquemes foram os principais assuntos tratados na audiência dessa quarta-feira (4), em Brasília, entre o governador Confúcio Moura e o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
Sobre a Central de Hemodiálise de Ariquemes, implantada há um ano, Marcelo Castro disse que irá expedir uma portaria autorizando o repasse dos recursos referentes ao custeio de serviços do órgão, que atende a pacientes de todo o Vale do Jamari, e desde a inauguração não recebeu verba do Ministério da saúde para o custeio.
O ministro também assegurou que irá estudar o caso para autorizar a liberação de um montante, já na próxima semana, referente ao custeio das cirurgias eletivas que, segundo o secretário de Estado da Saúde Williames Pimentel, há pendências de aproximadamente R$ 2 milhões.
O secretário Pimentel também formalizou pedido de inspeção por parte do Ministério da Saúde para que o Hospital de Base Ary Pinheiro receba o certificado de hospital de ensino. “O Ary Pinheiro tem contribuído muito ao longo dos anos com a formação de médicos, enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos que estão graduando nas faculdades de Rondônia, e o pedido vem culminar para que o Hospital de Base entre no contexto nacional de um hospital de ponta na formação de médicos, especialista e outros profissionais de saúde”.
Quanto à reivindicação para implantar um acelerador linear dentro do Hospital de Câncer da Amazônia, que está sendo construído no município de Porto Velho, pela Fundação Pio XII, houve mobilização por parte do diretor-geral do Hospital de Barretos, Henrique Prata, com a participação de deputados e senadores de vários estados em torno da causa.
Segundo o governador Confúcio Moura, o ministro sinalizou que o pedido será atendido. “Nós viemos aqui pedir para transferir o acelerador linear que seria instalado dentro do Hospital de Base, para o Hospital de Câncer da Amazônia, porque vai ter muita utilidade lá”, argumentou.
Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia
20/12/2025 : Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603 em Jaru
20/12/2025 : Denarc apreende 25 kg de drogas e fecha laboratório na zona leste de Porto Velho
19/12/2025 : Foragido há cinco anos, criminoso do tráfico é preso em operação Brasil e Bolívia
18/12/2025 : Deputado Delegado Lucas destina R$ 126 mil para aquisição de armamento e reforço à Polícia Civil
18/12/2025 : OPERAÇÃO DRACO – Operação contra o tráfico de drogas em Espigão D'Oeste– Vídeo
18/12/2025 : Guarnição comandada pelo SGT Machado prende traficantes e fecha boca de fumo em Porto Velho – Vídeo
18/12/2025 : PRF em Rondônia prende foragido da justiça com veículo roubado e sob efeito de drogas em Porto Velho
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus