Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
A quarta reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, realizada na quinta-feira (1) e sexta-feira (2) em Campo Grande (MS), foi encerrada com os participantes comemorando a consolidação do bloco geopolítico. Além de tomar decisões práticas para avançar na busca por soluções comuns, o grupo concluiu que reúne condições de apresentar alternativas para o país. Segundo o governador de Rondônia, Confúcio Moura, a iniciativa indica soluções para os momentos de incertezas pelos quais passa o Brasil.
A melhoria da qualidade da educação, na gestão e reforma do estado foi tema predominante do encontro, e foi apontada como mecanismo que pode fazer com que o País saia da crise atual.
“Somos uma reação positiva para não deixar a crise engolir os estados ricos, os estados produtores, como nós”, afirmou Confúcio ao avaliar as conclusões da reunião.
Participaram, também, os governadores de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que foi o anfitrião; de Mato Grosso, Pedro Taques; de Goiás, Marconi Perillo; do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; e do Tocantins, Marcelo Miranda.
IDEIAS NOVAS
As semelhanças produtivas e regionais e a busca para as dificuldades em comum são, conforme Confúcio Moura, a lição que é oferecida ao Brasil, que, em sua análise, sofre com o marasmo da falta de ideias novas.
Já o governador Pedro Taques disse, a respeito das discussões em torno da melhoria da educação nos estados, que o modelo utilizado em Goiás, elogiado em todo o País, é significativo e deve ser acolhido. “Não devemos tentar inventar a roda, ou seja, deixar de aplicar o sistema que dá certo e que já existe”, argumentou.
A reunião de Campo Grande consolidou o consórcio, uma vez que dois terços dos participantes aprovaram leis que asseguram a participação dos estados no grupo.
Durante o encontro, procuradores dos estados trabalharam na redação do Estatuto do Consórcio e do contrato de rateio inicial do grupo que serão disponibilizados para apreciação dos participantes.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Chico Ribeiro/ Governo de MS
Secom - Governo de Rondônia
Categorias
17/04/2026 : POLÍCIA CIVIL ESCLARECE TENTATIVA DE EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO EM ARIQUEMES – Vídeo
17/04/2026 : Carla Redano sanciona lei histórica e garante auxílio alimentação de R$ 800 para professores em Ariquemes
17/04/2026 : PM recupera motocicleta adulterada em Monte Negro e conduz suspeito por receptação em Ariquemes – Vídeo
17/04/2026 : Centro de Convivência Idade Viva realiza palestra de motivação para a 3ª idade – Vídeo
17/04/2026 : Começam os trabalhos de montagem das estruturas da XVI Feira das Flores de Holambra – Vídeo
17/04/2026 : SINTERO se organiza para o XVI congresso 2026, escolha dos delegados já começou – Vídeo
17/04/2026 : Acontece em Ariquemes o Seminário da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes – Vídeo
17/04/2026 : SAMU e Bombeiros Militares socorrem três vítimas de colisão entre motocicletas no Setor 01 em Ariquemes – Vídeo
17/04/2026 : SAMU socorre motociclista após colidir em pneu de carro na Av. Canaã no Setor 04 em Ariquemes – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus