Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
ARIQUEMES: APAE realiza abertura da Semana Nacional do Excepcional – inclusão se conquista com autonomia
A Presidente da APAE de Ariquemes Iria Garcia concedeu entrevista ao programa Bronca da Pesada, que vai ao ar de segunda à sexta-feira a partir das 11h00m, com reprise às 20h00m pela TV do Povo – Cana 35, filiada a Rede Meio Norte, para falar sobre a abertura da Semana Nacional do Excepcional que aconteceu na manhã desta sexta-feira, (21/08).
Iria iniciou a entrevista dizendo que esta semana no período de 21 á 28 de agosto se comemora em todo o Brasil a Semana do Excepcional. Segundo Iria, o tema em que a APAE está trabalhando com os alunos é “Inclusão e autonomia”. Diz Iria “nós temos que dar a eles autonomia, autonomia de trabalho, autonomia de passear, autonomia de comer o que eles têm vontade de comer, autonomia de vestir o que eles têm vontade de vestir, pois até então os nossos alunos viviam presos, porque era o pai em que decidia a roupa que eles usavam, a sua religião, sua escola, e hoje, eles estão buscando essa autonomia. E Juntamente com a inclusão eles batalham e buscam a autonomia e conquistamos uma nova sociedade”.
Segundo Iria, os Alunos estarão na segunda-feira, (24/08) passeando pelas escolas para mostrar a inclusão e a autonomia que eles têm de ir e vir. Já Nesta terça-feira, (25/08), os alunos terão uma atividade extraclasse. Na quarta-feira, (26/08) os alunos serão convidados a irem à chácara da Vanvera a partir das 14 horas. Na quinta-feira, (27/08) a APAE estará de portas abertas recebendo toda comunidade.
Segundo Antônio, que é um dos alunos da APAE e trabalha como voluntário na Rádio Rondônia de comentarista esportivo, está comemorando juntamente com os pais, professores, alunos e diretores a Semana Nacional do Excepcional.
Em parceria com a APAE, o SENAI também comemora a Semana Nacional do Excepcional. Segundo Ângela Bin, representante do SENAI de Ariquemes, as pessoas com deficiência também procuram o SENAI para as inscrições. O SENAI possui uma equipe pedagógica preparada que estará avaliando os currículos e verificando a disponibilidade dessa pessoa com deficiência.
Segundo Ana Maria que é coordenadora da APAE, os alunos como toda pessoa precisa dessa autonomia, falar por si e entender o viver.
Já José Rodrigue que é morador de Ariquemes a mais de 30 anos e aluno da APAE, após seus 29 anos de idade e com muitos problemas ficou cadeirante, mas acabou superando os limites, dando a volta por cima e conquistando sua autonomia.
A missão da APAE é Promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAE’s, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.
FONTE: ARIQUEMES190.COM.BR
Curtam nossa pagina no facebook: CANAL35/ARIQUEMES190
03/07/2025 : ARIQUEMES: Leilão Direito de Viver arrecada quase 2 milhões em prol do Hospital de Amor da Amazônia
02/07/2025 : Oficina de robotica Criativa é realizada no centro de empreendedorismo em Ariquemes – Video
02/07/2025 : Suspeito de ter abusado de criança de 09 anos é preso em Ariquemes – Vídeo
02/07/2025 : Idoso é atropelado por carreta na BR 364 próximo ao bairro Marechal Rondon em Ariquemes – Vídeo
02/07/2025 : Foragido de Jaru é capturado com entorpecentes e dinheiro em Ji Paraná– Vídeo
02/07/2025 : Motociclista sofre fraturas após colisão com carro no Setor das Grandes Áreas em Ariquemes – Vídeo
02/07/2025 : 1° Feira de Ciências é realizada pela Professora Lidiana com as turmas do 9° ano na Escola Cora Coralina – Vídeo
02/07/2025 : Novalar e hospital de amor da Amazônia unem forças mais uma vez em campanha solidária
01/07/2025 : PRODUTO DE ROUBO FURTO – Polícia Militar localiza motoneta Biz abandonada na Av. JK em Ariquemes – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus