
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
A Embrapa lança o processo de seleção para viveiristas que queiram multiplicar e comercializar a cultivar conilon BRS Ouro Preto, única certificada do estado. A abertura desta segunda edição inicia às 8h do dia 3 de agosto e prossegue até às 16h do dia 12 de agosto de 2015, horário local de Rondônia, sendo importante que o interessado em participar desta seleção esteja habilitado para produzir mudas clonais de cafeeiro conilon. O objetivo é atender a grande demanda dos produtores e a solicitação do governo e prefeituras, oferecendo mais ofertantes ao mercado.
O engenheiro agrônomo da Embrapa Frederico Botelho explica que “esta nova seleção de viveiristas é para aumentar a produção de mudas certificadas e potencializar a chegada desta inovação tecnológica às regiões produtores de café de Rondônia e estados vizinho. Com isto, haverá maior produção e consequente aumento de produtividade por hectare plantado”.
BRS Ouro Preto
A cultivar de café Conilon BRS Ouro Preto (Coffea canephora Pierre ex Froehner), a primeira lançada pela Embrapa no Brasil, sendo resultado de pesquisa conduzida pela Embrapa Rondônia e o Consórcio Pesquisa Café, também é a primeira cultivar de café conilon do Brasil a receber o Certificado de Proteção concedido pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A BRS Ouro Preto tem potencial para aumentar a produtividade da cafeicultura em Rondônia, contribuindo para a sustentabilidade econômica e social de mais de 22 mil pequenas propriedades no estado. A produtividade desta cultivar é de 70 sacas/ha sem irrigação, podendo chegar a mais de 110 com irrigação.
A BRS Ouro Preto foi obtida pela seleção de cafeeiros com características adequadas às lavouras comerciais do estado e adaptada ao clima e ao solo da região. Sua denominação é uma homenagem ao município de Ouro Preto do Oeste, centro pioneiro da colonização oficial do antigo território de Rondônia.
Fonte
Texto: Decom, com informações da Embrapa
Fotos: Decom
Decom - Governo de Rondônia
12/05/2026 : ARIQUEMES – FORÇA TÁTICA DO 7ºBPM APREENDE MACONHA EM OPERAÇÃO CONTRA O CRIME ORGANIZADO
12/05/2026 : A APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ariquemes homenageia as mães – Vídeo
12/05/2026 : Profissionais da saúde recebem capacitação para atender vítimas de animais peçonhentos – Vídeo
12/05/2026 : Ariquemes recebe a 2ª Etapa Estadual de Motocross 2026 nos dias 16 e 17 de maio no Bairro Zona Sul – Vídeo
12/05/2026 : Prefeitura de Ariquemes e SEMOSP constroem pista multiuso no Zona Sul – Vídeo
12/05/2026 : O atendimento do Cadastro Único passa a ser realizado em horário estendido – Vídeo
12/05/2026 : Igreja Presbiteriana Renovada cria projeto “Dar lhes de Comer”, o evento acontece no próximo dia 17 – Vídeo
12/05/2026 : Tentativa de homicídio termina com homem esfaqueado no Setor 11 em Ariquemes – Vídeo
12/05/2026 : Motociclista sofre queda na ponte do Rio São João na RO 257 é socorrida pelo SAMU de Ariquemes – Vídeo
12/05/2026 : Motociclista sofre queda após tentar desviar de um gato na Rua Rio Negro no Setor 12 em Ariquemes – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus