Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
Serão discutidos assuntos de interesse de Rondônia e dos estados da região durante o 11° Fórum da Amazônia Legal, que acontece nesta sexta-feira (24), em Manaus (AM). Entre os temas a serem debatidos, o governador Confúcio Moura destacou o pacto federativo, a implantação do Sistema Único da Amazônia (SUS), o marco regulatório da Redução das Emissões por Desmatamento Florestal (REDD) e o termo de cooperação do comitê integrador que irá unificar os trabalhos da ferrovia Transoceânica entre os estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas.
No início do mês, Confúcio Moura visitou os governadores dos estados mencionados com a proposta de integrar as ações em torno da construção da ferrovia Transoceânica. A proposta foi aceita por todos os governantes. A responsabilidade pela câmara de trabalho ficou a cargo do secretário chefe da Casa Civil do governo de Rondônia, Emerson Castro. “O principal trabalho da comissão é prever e tomar medidas para solucionar qualquer problema que possa prejudicar o andamento da obra da ferrovia”, disse Emerson Castro.
Entre as medidas que serão tomadas para atender as demandas em relação à ferrovia estão a implantação de política integrada de desapropriação e de área de preservação, e a unificação das legislações. Com base na demanda foi elaborado um termo de cooperação que será entregue a presidente Dilma Rousseff, que confirmou participação no Fórum da Amazônia Legal.
O evento deve reunir em Manaus autoridades dos estados do Acre, Mato Grosso, Amapá, Amazonas, Tocantins, Roraima, Maranhão, Pará e Rondônia. Além da presidente Dilma Rousseff, participam do Fórum os ministros de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o da Fazenda, Joaquim Levy. Confirmaram participação também o governador do estado da Califórnia (EUA), Edmund Brown Júnior e o conselheiro Sênior e líder do Projeto da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (CGF), Willian Boyd.
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Arquivo
Decom - Governo de Rondônia
06/08/2026 : ARIQUEMES: URGENTE – Corpo encontrado no Rio Jamari ainda não foi identificado – VÍDEO
06/08/2026 : ARIQUEMES: URGENTE – Corpo de idoso é localizado no Rio Jamari Bairro Marechal Rondon – VÍDEO
06/08/2026 : ARIQUEMES: URGENTE – Corpo de idoso é localizado no Rio Jamari Bairro Marechal Rondon – VÍDEO
05/08/2026 : SAMU socorre homem esfaqueado no abdômen durante briga em lanchonete de Ariquemes – VÍDEO
05/08/2026 : JARU: Polícia Militar recupera Fiat Strada furtada poucas horas após o crime
04/08/2026 : Ariquemes foi sede do 1º Encontro das Agências Reguladoras Municipais de Rondônia – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus