
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
Em um ano de funcionamento, o Centro de Diálise de Ariquemes (CDA), além de atender os pacientes de toda a região Vale do Jamari, pacientes de Jaru que faziam hemodiálise em Ji-Paraná passaram a ser atendidos em Ariquemes desde dezembro de 2014, aumentando consideravelmente a demanda, de 22 para 94 pacientes renais. Antes, esses pacientes precisavam viajar até Porto Velho até três vezes por semana.
Segundo balanço do CDA, foram realizados 12 mil procedimentos em hemodiálise, que correspondem em média, a mil procedimentos por mês, além do atendimento com consultas especializadas -nefrologia, cirurgia vascular e cardiologia, dentre outros procedimentos.
“Esse ano, é de grande vitória porque conseguimos ofertar na parte técnica um bom atendimento. Aqui tem profissionais que são capacitados e amam o que fazem, mas sem a determinação do Governo do Estado, não existiria o CDA e os nossos pacientes estariam viajando cinco mil quilômetros por mês para fazer o tratamento”, destaca Aletéia Gomes, diretora administrativa do CDA .
A paciente Jacira da Silva Almeida, de 60 anos, há nove fazendo hemodiálise, disse que todos os dias é motivo de festejar e agradecer pela implantação da CDA. “Aqueles que diziam que era só coisa de campanha, que até poderia abrir, mas não conseguiria manter funcionando. Penso que essas pessoas que não acreditavam, é por que nunca precisou de um tratamento especializado. Eu acreditei”, comenta Jacira.
Segundo o nefrologista Carlos Jamal, o CDA conseguiu suprir e até superar as expectativas. “O governo mostrou que é possível prestar um serviço de qualidade e humanizado aos paciente”.Para Daiane Ferreira, de 28 anos, foi um alivio não ter que viajar mais para Porto Velho três vezes por semana, não só pelo sofrimento, mas também por ter que deixar sua filha pequena na casa de parentes. “Melhorou muito. Antes era difícil, tinha que ficar longe de minha filha”, diz.
A gerente de enfermagem do CDA, Michele Giroldo, destaca o atendimento de qualidade prestado aos pacientes através da equipe multiprofissional composta por psicologo, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista e mantida pelo Governo de Rondônia. “Estamos oferecendo atendimento diferenciado, levando qualidade de vida não só para os doentes renais, mas também para a família”, conta.
19/06/2026 : Ariquemes sediou o 27º Curso de Formação Continuada para Conselheiros Tutelares de Rondônia – Vídeo
19/06/2026 : APAE de Ariquemes e Defensoria Pública realizam atendimento jurídico – Vídeo
19/06/2026 : SEDAM, SEMAS e IABS realizam em Ariquemes Seminário de Regularização Ambiental e Outorga D’água – Vídeo
19/06/2026 : Polícia Civil prende mais um suspeito de sequestro e roubo contra motorista de aplicativo – Vídeo
19/06/2026 : Descumprimento de medida protetiva resulta em prisão no município de Ariquemes – Vídeo
19/06/2026 : Colisão entre carro e moto deixa motociclista caído e desorientado na Av Jamari em Ariquemes – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus