Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Governadores e parlamentares debateram na manhã desta quarta-feira (20), no salão negro do Congresso Nacional, a situação de seus Estados, as formas de enfrentamento da atual crise econômica e as propostas em tramitação na Câmara Federal e Senado. A reunião foi presidida pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e contou com o presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha(PMDB-RJ).
Os pontos-chave da reunião foram a reforma do ICMS, a convalidação dos incentivos fiscais concedidos sem aval do Confaz e a mudança do indexador das dívidas. Durante aproximadamente duas horas, os governadores das cinco regiões brasileiras expuseram como tem enfrentado o atual período de crise econômica e os cortes orçamentários que afetam os investimentos em suas unidades federativas.
O governador de Rondônia, Confúcio Moura, elencou uma lista de prioridades dos governadores, na qual a tônica do encontro foi o passivo dos Estados, juntamente com os indexadores que, para ele, não estão dentro dos padrões de mercado financeiro. “São problemas crônicos, a dívida dos Estados, os juros muito altos e indexadores fora da realidade, mas agora com a poio do Congresso Nacional estes temas que os governadores tem debatido, tenho certeza que o resultado vai ser excelente”, destacou.
O deputado federal Eduardo Cunha afirmou que seguido ao fim da tramitação do projeto de ajuste fiscal que segundo ele deve ocorrer até quinta-feira (21), será incluído na pauta o Projeto de Lei que regulamenta a mudança do indexador das dívidas dos Estados junto à União e permite que as unidades da federação possam ter acesso a recursos de depósitos judiciais e administrativos.
O projeto de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) permite que Estados e municípios saquem, de imediato, cerca de R$ 21 bilhões para pagamento de precatórios judiciais, dívida pública e investimentos. O texto contempla utilização de até 70% dos recursos depositados em juízo em processos contra entes públicos. E, segundo os governadores, vai ajudar principalmente nos investimentos em saúde, educação e segurança pública.
Segundo os parlamentares será feita uma cobrança conjunta das duas casas legislativas, junto ao governo federal, para que se encontre uma solução definitiva para as dívidas dos Estados.
Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Decom - Governo de Rondônia
30/06/2025 : Inmet emite alertas de queda de temperatura em Rondônia e vários outros estados
30/06/2025 : Inscrições para tirar CNH gratuita em RO encerram nesta segunda–feira, 30
28/06/2025 : Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto–Socorro João Paulo II
28/06/2025 : Onça pintada atravessa o rio Guaporé e encanta turistas em Cabix – Vídeo
28/06/2025 : Motociclista sofre queda ao tentar evitar colisão na Av. Maringá em Ji–Paraná – Vídeo
28/06/2025 : Jovem é arrastado por carro após colisão em cruzamento da T–12 em Ji–Paraná – Vídeo
28/06/2025 : Acidente entre dois carros deixa homem ferido em cruzamento de Ji–Paraná – Vídeo
28/06/2025 : Mulher é assassinada a tiros em Mirante da Serra – Vídeo
27/06/2025 : Motocicleta colide contra caçamba e deixa dois feridos em Ji–Paraná – Vídeo
26/06/2025 : Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus