Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
O Projeto e-Estado, que vai integrar a gestão e administração governamental através de meios digitais, foi apresentado nesta quarta-feira (15) para um grupo de secretários e técnicos do governo de Rondônia. Segundo o diretor executivo de Tecnologia da Informação, Ronaldo Sawada, este modelo é o caminho para organização dos gastos e melhor utilização dos recursos humanos, entre outros benefícios.
O e-Estado tem origem no sistema e-Município, que faz sucesso na gestão de algumas das principais capitais brasileiras. Ele foi adaptado em Rondônia e é pioneiro no país para uma base tão ampla como o estado.
Os benefícios do projeto alcançarão as finanças, a educação, patrimônio, licitações, recursos humanos, servidores e cidadãos em geral. Para o governador Confúcio Moura, que assistiu a explanação, o estado precisa utilizar as vantagens que a tecnologia oferece, pois ainda funciona como no tempo do território federal.
Confúcio citou como exemplo um documento que precisava ser despachado para o prefeito Jesualdo Pires, do município de Ji-Paraná. Ali mesmo, enquanto falava, entregou o papel, que seguiu em mãos por um funcionário até dar entrada no órgão que trataria do assunto. Por meio digital, como será possível com o e-Estado, o despacho seria imediato e os efeitos agilizados.
O governador citou outro episódio que é emblemático da falta de agilidade do sistema atual. “É assim que as coisas ainda funcionam, mas precisamos avançar, podemos ser exemplo para o país”, acrescentou.
Ao apontar outras conquistas que virão com o e-Estado, o governador explicou que o mecanismo facilitará transparência para os órgãos de controle. “Vai chegar aos prontuários médicos, matrículas escolares, vai oferecer mais facilidade ao servidor. Vai possibilitar que ele seja reconhecido pelas conquistas obtidas na carreira.”
DIGITALIZAÇÃO
Ronaldo Sawada também explicou como funciona outra frente de avanço tecnológico que será oferecido pelo estado: o Gerenciamento Eletrônico de Dados (GED). Através deste meio será feita a migração dos documentos governamentais do ambiente material (os papéis) para o digital. Os benefícios, segundo ele, vão além do servidor público, atingindo também a população, pois com as informações digitalizados as consultas serão facilitadas.
O secretário de Planejamento, Orçamento, Planejamento e Gestão, George Braga, também elogiou o projeto. Ele disse que, quando estiver implantado, o e-Estado fará com que a administração seja marcada pelo grande feito, como acontece com os bons governos.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
20/12/2024 : AÇÃO PF: Grupos de Capturas registram marco de 500 mandados cumpridos em 2024
20/12/2024 : PRF recupera veículo roubado em Porto Velho
20/12/2024 : PRF inicia operações para coibir ultrapassagens indevidas nas rodovias
20/12/2024 : PORTO VELHO: Bandidos ameaçam atirar na cabeça de homem durante roubo de moto
20/12/2024 : Bando é preso após roubo de motos aplicativo na zona leste de Porto Velho
20/12/2024 : Adolescente é agredida com tijolada na zona Leste de Porto Velho
20/12/2024 : RESPOSTA RÁPIDA: POLÍCIA CIVIL RECUPERA ITENS FURTADOS DE RESIDÊNCIA EM VILHENA
20/12/2024 : POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTOR DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL EM ESPIGÃO D’OESTE
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus